Setor supera números totais de 2024 um mês antes do fim do ano e consolida crescimento impulsionado por serviços de entrega e busca por economia.
A produção de motos no Polo Industrial de Manaus registrou, em novembro, o seu melhor desempenho para o mês em mais de uma década. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foram fabricadas 165,7 mil unidades no período.
O volume representa um crescimento de 13,4% na comparação com novembro do ano anterior. Embora tenha havido um recuo de 12,3% em relação a outubro deste ano, a retração é explicada pelo calendário, que contou com quatro dias úteis a menos. O destaque principal é que a produção de motos em 2025 já superou todo o volume montado ao longo dos doze meses de 2024.
Acumulado histórico na produção de motos
Desde o início do ano, as linhas de montagem de Manaus entregaram 1,85 milhão de motocicletas. Esse montante é 13,9% superior ao registrado nos primeiros onze meses de 2024. Faltando ainda um mês para o encerramento do ano fiscal, o setor já ultrapassou a marca de 1,75 milhão de unidades produzidas no ano passado inteiro.
Com esses resultados, a indústria de duas rodas confirma o maior volume de produção de motos dos últimos 14 anos, consolidando um ciclo de recuperação e expansão robusta no Amazonas.
Para Marcos Bento, presidente da Abraciclo, o recorde reflete a agilidade das fábricas locais. Segundo o executivo, as montadoras adotaram estratégias assertivas para acompanhar o crescimento da demanda ao longo do ano.
O reflexo direto dessa alta na produção de motos está nas vendas: de janeiro a novembro, os emplacamentos no varejo ultrapassaram 2 milhões de unidades. Este é o melhor resultado de vendas em 23 anos de estatísticas do setor.
O mercado de motocicletas vem crescendo de forma ininterrupta há cinco anos. Especialistas apontam que a alta na produção de motos é sustentada, principalmente, por dois fatores econômicos e sociais:
-
Expansão do delivery: O aumento contínuo dos serviços de entrega rápida em todo o país.
-
Economia: A busca dos consumidores por veículos com menor custo de aquisição, manutenção barata e baixo consumo de combustível.
Leia mais:
Wilson Lima inaugura 1º Pit Stop do Motociclista Legal em Manaus
Amazonas devolve mais de 100 motos roubadas
Projeto em Manaus propõe abrigos para motociclistas contra sol e chuva
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

