terça-feira, janeiro 14, 2025
25.3 C
Manaus
InícioDestaquesExplicando: Tiktok vai sair do ar nos Estados Unidos?

Explicando: Tiktok vai sair do ar nos Estados Unidos?

Publicado em

Publicidade

No próximo domingo (19) a Suprema Corte dos Estados Unidos decidirá se o Tiktok — rede social de compartilhamento de vídeos rápidos — será proibido em todos os 50 estados do país.

EUA tenta forçar venda do Tiktok

A tomada de decisão acontece após o vencimento do prazo para que a empresa dona da rede social, a chinesa ByteDance, venda o controle do Tiktok no país por determinação do Congresso dos EUA.

De acordo com a casa legislativa estadunidense, a ByteDance representa um risco à soberania norte-americana ao operar no território dos Estados Unidos sob controle de um país que possui relações conflituosas com os EUA — no caso, a China.

A lei aprovada pelo Congresso estadunidense, chamada internamente de Lei de Proteção dos Americanos, determina, portanto, que o TikTok seja vendido para um operador não chinês. Os argumentos para tal incluem uma acusação de que a ByteDance compartilha os dados de seus usuários com o Partido Comunista Chinês, algo que a empresa nega.

O prazo determinado termina no dia 19 de janeiro de 2025, data em que a Suprema Corte se reúne para decidir o destino do Tiktok. Atualmente, a rede de vídeos possui 170 milhões de usuários mensais nos Estados Unidos, e é uma das redes sociais mais acessadas no país.

O pacote de “proteção à soberania do país” inclui, ainda, o gasto de US$ 95 bilhões (cerca de R$ 579 bi na cotação atual do dólar) em ajuda a países aliados dos EUA, como Ucrânia, Israel e Taiwan.

Tiktok nega acusações

Em resposta às acusações de parlamentares estadunidenses, o governo chinês afirmou ser vítima de perseguição por parte do país ocidental, e negou ter algum envolvimento com a coleta de dados de usuários do Tiktok.

Já a ByteDance, por meio de seu advogado de defesa Noel francisco, argumentou que se a medida for confirmada pela Suprema Corte dos EUA, representará um golpe na liberdade de expressão dos usuários.

De acordo com a representação da empresa, ceder o controle da rede social para uma empresa aprovada pelo governo americano transformaria o país em uma “ilha de conteúdo”, e daria o poder ao governo para censurar quaisquer conteúdos de outros países.

“É muito curioso por que você destaca apenas o TikTok e não outras empresas com dezenas de milhões de pessoas tendo seus próprios dados coletados, você sabe, no processo de envolvimento com esses sites e igualmente, se não mais, disponíveis para o controle chinês”, discursou o advogado Jeffrey Fisher durante comissão no Congresso dos EUA.

O que acontecerá?

Até então, o governo estadunidense não emitiu nenhum anúncio sobre como exatamente a proibição do aplicativo se dará, já que a medida é inédita nos Estados Unidos. A proibição deve ser diferente, por exemplo, do que aconteceu com a rede social X (antigo Twitter) no Brasil. Aqui, o X foi proibido de ser acessado por qualquer usuário em território brasileiro, o que não deve acontecer nos EUA.

As determinações do Congresso norte-americano incluem:

  1. Exclusão do aplicativo Tiktok e Tiktok Lite das lojas de aplicativos;
  2. Proibição de suporte ao Tiktok por provedores de serviço;
  3. Proibição da oferta de atualizações do aplicativo para usuários que já o possuem;

“Basicamente, o que eles dirão é: ‘não forneceremos os serviços necessários para que você use o aplicativo’. Acho que essa é a consequência desta lei”, explicou o advogado Noel Francisco, que representa a ByteDance.

Leia mais:
Eleições na América Latina e Caribe em 2025: tudo o que você precisa saber

Fiscalização do pix, entenda o que muda
Explicando: novas regras de fiscalização da Receita Federal

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Navio Sirena inaugura temporada de cruzeiros em 2025 no Amazonas

O primeiro navio da temporada de cruzeiros 2024/2025 atracou no Porto de Manaus no...

Transfusão intrauterina é realizada no Amazonas em paciente indígena

O estado do Amazonas realizou, no último sábado (11), a primeira transfusão intrauterina na...

Prefeitura de Manaus oferece cursos de informática e audiovisual

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação...

Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados na manhã...

Mais como este

Navio Sirena inaugura temporada de cruzeiros em 2025 no Amazonas

O primeiro navio da temporada de cruzeiros 2024/2025 atracou no Porto de Manaus no...

Transfusão intrauterina é realizada no Amazonas em paciente indígena

O estado do Amazonas realizou, no último sábado (11), a primeira transfusão intrauterina na...

Prefeitura de Manaus oferece cursos de informática e audiovisual

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação...