O vereador de Manaus, Rodrigo Guedes (Podemos) apresentou um Projeto de Lei que obriga segurança armada nas escolas municipais de Manaus. Após sequência de ataques em escolas pelo Brasil, o vereador afirma acreditar que apenas a contratação de agentes de portaria – anunciada pela prefeitura – não é o suficiente.
Mesmo que especialistas já afirmem que medidas paliativas não são eficazes, o PL de Rodrigo Guedes prevê que as escolas públicas da rede municipal de ensino tenham a presença de um agente de segurança escolar por turno, para atuar em casos de violência.
Segundo o PL, os agentes seriam responsáveis por monitorar a entrada e saída como medida preventiva e agir em caso de ameaça ou ataque a alunos e professores.
O vereador também criticou a medida anunciada pelo prefeito David Almeida, de contratar mais 250 agentes de portaria para as escolas. Segundo Guedes, é preciso adotar medidas efetivas para impedir os ataques escolares e garantir que as escolas voltem a ser um local seguro.
“A educação é a base de transformação da sociedade, não podemos impedir que seja instaurado o caos nesse ambiente. A segurança dos alunos e professores precisa ser garantida e os pais precisam voltar a ter a tranquilidade de deixar seus filhos nas escolas. Por isso, a presença de profissionais de segurança com armas é essencial para conter os casos de violência nas escolas”, disse, por meio de nota.
Leia mais:
“Colocar um segurança na porta não vai resolver o problema”, diz especialista sobre violência nas escolas
Governo do AM cria Comitê de Inteligência e Segurança Escolar
Escola particular de Manaus sofre atentado à faca; duas pessoas foram feridas