quarta-feira, junho 19, 2024
26.3 C
Manaus
InícioPoderGoverno do AM cria Comitê de Inteligência e Segurança Escolar

Governo do AM cria Comitê de Inteligência e Segurança Escolar

Publicado em

Publicidade

O Governo do Amazonas anunciou a criação, nesta segunda-feira (10), por meio de decreto, do comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, bem como do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), que tem como objetivo criar medidas para monitorar e prevenir todas as formas de violência no ambiente escolar de toda a rede de ensino pública e privada do Estado.

Além disso, a intenção é que “a gente possa facilitar para que toda a estrutura de educação possa se sentir segura e confortável para denunciar qualquer caso que esteja acontecendo dentro das escolas”, explicou a Secretaria de Educação, Kuka Chaves durante coletiva de imprensa.

“Aqui vai um apelo, como mãe e como secretária, de uma forma muito especial, para que os pais e responsáveis desses alunos possam nos ajudar a acompanhar seu filhos. Esses pais possam estar acompanhando o que tem dentro das mochilas dos seus filhos quando saem de casa, que possam estar mais próximos do que seus filhos fazem nas redes sociais e, principalmente, nos grupos de escola”, pediu a secretária.

Foi lançado um disk-denúncia, que funcionará a partir de quinta-feira (13) – (92) 99414-0480 e e-mail – [email protected], com garantia da preservação do sigilo das informações do denunciante.

O grupo de trabalho é baseado nas diretrizes do “Plano de ações integradas para a segurança nas escolas”, idealizado pelo governo em uma ação conjunta entre as secretarias estaduais. O núcleo contará com diversas frentes de atuação multidisciplinares como: ações de inteligência, pedagógicas, atenção psicossocial, de segurança pública e de proteção à comunidade escolar.

O comitê é formado pela Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Governo, Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Casa Militar, Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A Secretaria de Segurança Pública informou que já começou a fortalecer mecanismos dentro de sua estrutura organizacional para prevenir a violência, são eles:

  • Departamento de Prevenção a Violência;
  • Centro Integrado em Estatística de Segurança Pública;
  • Centro Integrado de Monitoramento;
  • Disque 181 e 190.

O Secretário de Saúde, Anoar Samad, explicou que a pasta criou um fluxo de atendimento psicossocial infantil e adulto na rede pública. Além de atendimento psiquiátrico para possíveis vítimas de violência escolar.

Ataque em escola

Na manhã desta segunda (10), aconteceu um ataque no Instituto Adventista de Manaus, escola particular localizada no bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus, que deixou quatro feridos.

Testemunhas relataram que um aluno de 12 anos feriu dois colega de classe com uma faca. As vítimas tiveram ferimentos leves e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O adolescente foi levado para Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

O Colégio Adventista divulgou uma nota:

“O Colégio Adventista de Manaus (IAM) informa que houve uma agressão física hoje, 10 de abril de 2023, em sala de aula, onde um aluno agrediu outros dois estudantes no ambiente escolar. Lamentamos profundamente o ocorrido e, no momento, a polícia está investigando o caso na escola. As vitimas sofreram lesões superficiais e já foram atendidos e liberados pelo SAMU no local. Estamos dando suporte aos estudantes e familiares. As aulas estão suspensas e informamos que os filhos já estão liberados. Estamos dando todo o apoio às autoridades e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos. Retorno das aulas dia 12/04 (quarta-feira).”

Em pronunciamento à imprensa, o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, apontou que a ação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no local do ataque foi rápida e eficaz.

“O Corpo de Bombeiros prestou socorro imediato aos feridos. Todas as vítimas, testemunhas e o infrator foram encaminhados a delegacia. Estão sendo ouvidos, e [o infrator] será responsabilizado de acordo com sua punibilidade. Isso vai ser apurado de acordo com o andamento das investigações. Considero uma ação rápida e cirúrgica, tanto da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros”, disse o delegado.

Leia mais:
Escola particular de Manaus sofre atentado à faca; duas pessoas foram feridas
Governo abre canal para receber denúncias de ataques em escolas
Governo Federal vai liberar R$ 150 milhões para ampliar rondas escolares

Últimas Notícias

Câmara terá comissão para discussão da PL do aborto, diz Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou nesta terça-feira (18) que...

Saneamento em Manaus: tratar o efeito mitiga a consequência, mas não ataca a causa

No último relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado este ano, Manaus se destacou negativamente,...

Lula diz que poderá ser candidato para evitar que “trogloditas” voltem ao poder

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que poderá se candidatar...

Festival de Parintins: Disque-Denúncia 181

 O serviço funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, 24...

Mais como este

Câmara terá comissão para discussão da PL do aborto, diz Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou nesta terça-feira (18) que...

Saneamento em Manaus: tratar o efeito mitiga a consequência, mas não ataca a causa

No último relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado este ano, Manaus se destacou negativamente,...

Lula diz que poderá ser candidato para evitar que “trogloditas” voltem ao poder

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que poderá se candidatar...