Ocorreu na noite de quinta-feira (16) um assalto na Escola de Direito da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na Avenida Major Gabriel, no Centro de Manaus. O segurança, Edmar Carvalho, da empresa Amazon Security, foi baleado e teve a arma roubada durante a ocorrência.
Em vídeo publicado na sua rede social, o deputado estadual Amom Mandel (Cidadania-AM), disse que “não dá pra ignorar os problemas da segurança pública que afetam a população de todo o Amazonas”.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com a Reitoria da Universidade UEA, por meio de nota oficial, o objetivo do assaltante seria roubar a arma do segurança. Ele revidou e acabou sendo baleado. O segurança foi socorrido e levado ao Hospital Rio Negro, na rua Tapajós, no mesmo bairro, e passou por uma cirurgia.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Carlos Alberto Mansur, o suspeito conseguiu roubar o vigilante e a área foi reforçada com mais policiais militares.
“Agora nós vamos intensificar os patrulhamentos atrás desse criminoso que invadiu a UEA. Isolamos aqui a área para que seja feita a perícia e ajude nas investigações da Polícia Civil, que também já foi acionada”, afirmou o secretário.
Nas paredes da Escola de Direito da UEA ficaram as marcas dos tiros trocados entre criminosos e outros seguranças do centro de ensino. A UEA, segundo o reitor Prof. Dr. André Zogahib, também está reforçando a segurança em sua unidade do centro da capital.

A UEA confirmou a suspensão das aulas de quinta-feira (16) e dessa sexta-feira (17) na unidade de ensino onde aconteceu o crime.
Confira na íntegra a nota da UEA:
“A direção da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que, no início da noite de hoje (16/03), foi registrado assalto, seguido de tiros, na Escola de Direito (ED).
Um bandido entrou no local para roubar a arma do segurança de nome Edmar Carvalho, da empresa Amazon Security. Ele revidou e acabou sendo baleado. O segurança foi socorrido e levado, às pressas, ao Hospital Rio Negro, na rua Tapajós, Centro. Até o momento, não se sabe o estado de saúde em que se encontra.
O reitor da UEA. Prof. Dr. André Zogahib, disse que autoridades do sistema de segurança pública do Amazonas foram informadas do ocorrido e enviaram reforço policial para o local.
A UEA, segundo o reitor, também está reforçando a segurança em sua unidade, localizada na rua Major Gabriel, Centro.”