O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro estarão em Manaus nos dias 3 e 4 de maio, em visita que anteriormente estava prevista para os dias 10 e 11 do mesmo mês. O casal deve aproveitar a ocasião para que Michelle Bolsonaro receba o título de cidadã amazonense que recebeu por meio de uma votação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A visita foi anunciada pela deputada estadual Débora Menezes (PL), uma das maiores apoiadoras do ex-presidente na Aleam, e por outros deputados alinhados à direita na casa legislativa do Amazonas.
Relação de Bolsonaro e Alberto Neto
Porém, a viagem de Bolsonaro à Manaus também é parte da pré-campanha do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) à Prefeitura de Manaus para as próximas eleições municipais, previstas para outubro de 2024. Alberto Neto já apareceu ao lado de Bolsonaro em outras ocasiões ainda este ano, e o ex-presidente já verbalizou que o deputado federal tem seu apoio como candidato a prefeito da cidade.
“Digo a todos vocês manauaras: é uma grande opção, uma pessoa que realmente desponta como um novo sangue na política desse município”, disse Bolsonaro em vídeo compartilhado pelo pré-candidato em março.
Disputa interna
A escolha de Alberto Neto como candidato “de Bolsonaro” à Prefeitura se deu após uma longa disputa interna pelo posto no PL. Seu maior concorrente era o ex-Suframa Coronel Menezes, que também foi o candidato apoiado por Bolsonaro ao Senado pelo Amazonas em 2022.
Na época, Menezes não foi eleito por menos de 50 mil votos, e perdeu a vaga para Omar Aziz (PSD), que foi reeleito.
Após as eleições de 2022, Coronel Menezes e Alberto Neto entraram em guerra pelo apoio do ex-presidente. Menezes chegou a chamar o capitão da PM de ‘Judas’ durante a votação da reforma tributária na Câmara, por conta do voto favorável do deputado federal ao projeto. Como resultado, Coronel Menezes foi expulso do PL, em uma decisão que julgou “esdrúxula, absurda e descontextualizada”.
Com a expulsão de seu maior rival do partido, Alberto Neto ficou com o caminho livre para conseguir o apoio do líder da direita brasileira para sua candidatura, e busca utilizar a imagem do ex-presidente a seu favor em sua pré-campanha.
Leia mais:
Capitão Alberto Neto é pré-candidato à Prefeitura de Manaus
Coronel Menezes é expulso do PL após ofensas a Alberto Neto
Capitão Alberto e Bolsonaro se reúnem com apoiadores por “ato democrático”
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook