Já imaginou uma carteira de habilitação exclusiva para quem dirige carros automáticos? E se o futuro da sua CNH não precisasse mais de aulas com troca de marchas e aquele velho drama da embreagem? Parece interessante, não é? Pois é exatamente isso que propõe o Projeto de Lei 7.746/17, da deputada Mariana Carvalho. O Portal Gazeta da Amazônia separou as principais informações sobre o tema. Confira!
Entenda mais sobre o Projeto de Lei
Esse Projeto de Lei já existe e foi publicado em 2017, e no texto a autora propõe a divisão da categoria B em duas, sendo a B1 para motoristas que dirigem apenas carros automáticos, enquanto a B2 seria destinada para condutores que podem conduzir tanto modelos automáticos, quanto manuais.
No entanto, essa mudança só seria válida para novos condutores – já que, aqueles que possuem a B continuariam estando aptos a dirigir carros de passeio, picapes e utilitários com capacidade para até oito passageiros e peso bruto total de até 3.500 k, independente do tipo de câmbio.
Cabe ressaltar que o texto sofreu alterações ao longo dos anos, que acrescentaram outras propostas de mudança, como a criação de uma habilitação específica para veículos em geral com câmbio automático.
Andamento do Projeto na Câmara
De acordo com o site da Câmara, o PL está pronto para pauta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), portanto, ainda está com os deputados, sem uma data certa para tramitação.
De acordo com o Detran-SP, “ainda é prematuro estabelecer ou divulgar um posicionamento oficial definitivo sobre o tema”.
E você, o que você achou dessa ideia? Será que uma CNH exclusiva para carros automáticos faria sentido para você? A discussão está só começando, e queremos saber sua opinião!
Leia mais:
Taxação de super-ricos será discutida entre países do G20
G20 Financeiro em SP: Brasil destaca desigualdade na agenda
Manaus sediará 8 reuniões do G20 em 2024
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook