sábado, dezembro 6, 2025
28.3 C
Manaus
InícioInternacionalCazaquistão amplia parceria com o Amazonas

Cazaquistão amplia parceria com o Amazonas

Publicado em

Publicidade

Cazaquistão busca ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais

O Governo do Amazonas recebeu, nesta segunda-feira (17/11), o embaixador da República do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, para avançar em ações de cooperação que envolvem comércio, turismo e diplomacia. A reunião ocorreu na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), na zona sul de Manaus, e também contou com a presença do secretário-executivo da pasta, Gustavo Igrejas, e do presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre.

O encontro teve como principal objetivo fortalecer as relações bilaterais e alinhar os preparativos para a instalação do Consulado Honorário do Cazaquistão em Manaus, prevista para o próximo ano. De acordo com o embaixador, a capital amazonense deverá se tornar um ponto estratégico para o país centro-asiático no Norte brasileiro.

“A Amazônia é muito rica em natureza, pessoas e recursos. Temos grande interesse em cooperar com o Amazonas nos setores de negócios e turismo”, afirmou Bolat Nussupov.

Avanço nas relações institucionais e comerciais

Durante a reunião, a Embaixada confirmou que já iniciou os trâmites formais para a criação do consulado, que terá o empresário José Cardoso Neto como indicado para assumir o posto. Os documentos seguirão para análise no Itamaraty e, depois, para aprovação pelo governo cazaque.

Além disso, foi discutida a possibilidade de firmar um Memorando de Entendimento entre o Amazonas e a região de Abaia, no Cazaquistão, conhecida por políticas ambientais robustas e pela busca de parcerias internacionais. O modelo seguiria acordos semelhantes firmados pelo país com estados como Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O secretário-executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas, reforçou a disposição do Estado em ampliar o diálogo e abrir novas portas comerciais.

“A Sedecti está totalmente à disposição para fortalecer esse diálogo. Recentemente estivemos em Macau, na China, apresentando os produtos do Amazonas, e podemos ampliar essa mesma vitrine para o Cazaquistão”, disse. Ele também destacou que a Feira da Suframa, marcada para março de 2026, será uma oportunidade estratégica para aprofundar essas conexões.

Interesse em produtos amazônicos e integração turística

No campo comercial, o embaixador destacou que o Cazaquistão busca ampliar a compra de frutas tropicais amazônicas. Atualmente, o país importa esses produtos de nações como Colômbia e Equador. Apenas em 2025, o Amazonas exportou US$ 109,6 mil em castanha-do-pará para o mercado cazaque, demonstrando potencial de ampliação da pauta comercial.

Outro ponto discutido foi o convite formal ao Amazonas para participar do Climate Regional Summit, considerado o maior evento ambiental da Ásia Central, que reunirá autoridades internacionais no próximo ano.

Já no turismo, a proposta do Cazaquistão é incluir o Amazonas no roteiro preferido de turistas cazaques, formando o percurso integrado “Rio – Iguaçu – Amazônia”. A ideia é fortalecer o fluxo internacional para o Estado.

Para o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, a aproximação abre novas perspectivas para o setor.

“O Amazonas tem muito a mostrar ao mundo. Vivemos um momento em que as conexões são fundamentais, e recebemos essa intenção de parceria com muita alegria”, ressaltou.

Leia mais:
Advocacia e tecnologia: como a inteligência artificial redesenha o futuro do direito no Brasil
IA para reflorestar Amazônia: como startup brasileira re.green venceu prêmio global do príncipe William
IA da UEA prevê nível dos rios do Amazonas com até 30 dias de antecedência

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

 

Últimas Notícias

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...

IBGE: 64,6% dos moradores de favelas vivem em ruas sem árvores no Brasil

No mesmo ano em que o Brasil sediou a COP30, dedicada às discussões globais...

Mais como este

Domínio armado afeta 4 milhões na Região Metropolitana do Rio

A nova edição do Mapa Histórico dos Grupos Armados, produzida pelo Grupo de Estudos...

Gripe aviária leva ao abate em massa e amplia alerta global

A gripe aviária continua a causar impactos globais, com surtos que levam ao abate...

Abandono de idosos aumenta no Brasil e pode gerar prisão de até 5 anos

O abandono de idosos no Brasil tem crescido e representa um grave problema social,...