Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) anunciou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por fraude em seu cartão de vacinação contra a Covid-19. As investigações, desencadeadas a partir de um pedido de acesso à informação feito no final de 2022, revelaram discrepâncias nos registros de imunização do ex-presidente, conforme concluído pela Controladoria-Geral da União (CGU) em janeiro deste ano.
De acordo com os dados atuais do Ministério da Saúde, presentes no cartão de vacinação de Bolsonaro, ele teria sido vacinado em 19 de julho de 2021 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Peruche, localizada na zona norte de São Paulo. Contudo, a investigação da CGU constatou que Bolsonaro não estava na capital paulista na referida data, e o lote de vacinação registrado no sistema do Ministério da Saúde não estava disponível na UBS mencionada.
Em resposta ao indiciamento, o advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, utilizou sua conta em uma rede social para criticar o vazamento da informação: “Vazamentos continuam aos montes, ou melhor aos litros. É lamentável quando a autoridade usa a imprensa para comunicar ato formal que logicamente deveria ter revestimento técnico e procedimental ao invés de midiático e parcial”, disse.
Cid também foi indiciado
Além do ex-presidente, o coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, também foi indiciado pela PF. Ele é acusado de ser o articulador na emissão de cartões falsos de vacinação contra a Covid-19 para Bolsonaro e seus familiares. Mauro Cid compareceu à Polícia Federal para um novo depoimento na semana passada, respondendo às perguntas relacionadas à investigação.
Este é o sétimo encontro do coronel Mauro Cid com a Polícia Federal. Em três ocasiões anteriores, ele permaneceu em silêncio. No entanto, após firmar um acordo de delação premiada, o coronel passou a cooperar e responder a todas as perguntas nos últimos quatro interrogatórios.
Leia mais:
Fábrica sul-coreana com 3 mil empregos será inaugurada na ZFM
Anoar Samad pede demissão do cargo de secretário de Saúde
PF deflagra operação em Manaus contra fraude no Auxílio-Reclusão
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook