A Polícia Federal (PF) encaminhou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o parecer médico oficial sobre as condições de saúde do ex-presidente. O documento confirma a necessidade da cirurgia de Bolsonaro, corroborando o diagnóstico apresentado anteriormente por seus médicos particulares.
Os peritos do Instituto Nacional de Criminalística, que realizaram a avaliação na última quarta-feira (17), em Brasília, atestaram que o ex-presidente sofre de hérnia inguinal bilateral. Além da questão cirúrgica, o laudo também registrou que Bolsonaro apresenta quadros recorrentes de soluços e insônia, fatores que têm prejudicado sua qualidade de vida.
Recomendação de cirurgia de Bolsonaro é classificada como urgente
A Junta Médica foi enfática quanto à necessidade de celeridade no processo. Segundo o documento enviado ao STF, a intervenção não deve ser adiada.
“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, conclui o laudo da PF.
A avaliação médica foi uma determinação do ministro Alexandre de Moraes para verificar a real necessidade do procedimento.
Situação prisional
Atualmente, Jair Bolsonaro encontra-se detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Ele cumpre pena definitiva de 27 anos e três meses de prisão, resultado de sua condenação na ação penal referente à trama golpista.
Leia mais:
Moraes solicita perícia oficial antes de decidir sobre cirurgias de Jair Bolsonaro
PL oficializa suspensão de salários e atividades de Jair Bolsonaro após prisão
Moraes vota por condenar Bolsonaro por golpe de Estado
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

