A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta semana, uma ação de agendamentos presenciais para o Mutirão de Cidadania em Manaus, que terá início na próxima segunda-feira (25/08). O mutirão vai oferecer a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substituirá gradualmente o RG antigo, válido até 2032.
Os agendamentos foram realizados em três pontos da capital amazonense:
-
Centro de Convivência Magdalena Arce Daou (zona oeste);
-
Centro de Convivência Teonízia Lobo (zona leste);
-
Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga (zona norte).
Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, a iniciativa busca aproximar os serviços do Governo do Estado da população que enfrenta barreiras no acesso à internet ou desconhece o processo de agendamento online.
“O objetivo do mutirão de agendamento é facilitar a vida de quem não consegue acessar a plataforma digital, garantindo cidadania principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou.
Atendimento no PAC
O atendimento às pessoas agendadas ocorrerá de 25 de agosto a 5 de setembro, de segunda a sexta-feira, nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) mais próximas da residência do solicitante.
População aprova iniciativa
Moradores que participaram da ação ressaltaram a importância do mutirão. O autônomo Silvionei Tenazor, de 45 anos, comemorou a conquista:
“Eu achei muito importante esse atendimento. Estávamos correndo atrás desde o ano passado e hoje conseguimos essa oportunidade para toda a família”, afirmou.
Já a dona de casa Tatiana de Souza, de 37 anos, destacou a rapidez e eficiência do atendimento:
“No site era difícil conseguir o agendamento, mas no mutirão foi tudo muito rápido. Consegui todos os agendamentos que precisava”, disse.
Documentos exigidos para a nova CIN
De acordo com a Sejusc, para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, os documentos devem estar em bom estado, com carimbo legível. Para pessoas com problemas na certidão de nascimento, a secretaria disponibilizou declarações de hipossuficiência para gratuidade em cartórios, além do apoio da Defensoria Pública do Estado para casos de cidadãos do interior ou de outros estados.
“Essa é mais uma ação da Sejusc para levar cidadania às pessoas que mais precisam”, concluiu a secretária.
Leia mais:
Governo realizará mutirão para emissão da nova carteira de identidade em Manaus
Prefeitura de Manaus abre cadastro para vendedores ambulantes no #SouManaus 2025
Feiras de Produtos Regionais da ADS movimentam Manaus nesta semana
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

