O Governo do Pará está concluindo a ampliação da infraestrutura digital de Belém com o objetivo de garantir conectividade de alta performance durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A ação, coordenada pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) em parceria com o Governo Federal, resultou na instalação de 40 novos pontos de antenas 4G e 5G, sendo 24 já em operação e 16 em fase final de implantação.
A iniciativa faz parte do plano de modernização digital da capital paraense e inclui a implantação de rede pública e gratuita de Wi-Fi em locais definidos pelo Comitê Organizador da COP30.
Infraestrutura digital reforçada para a COP30
O Governo do Pará está concluindo a ampliação da infraestrutura digital de Belém, com o objetivo de garantir conectividade de alta performance durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A iniciativa fortalece a base tecnológica da capital paraense e assegura que os sistemas de comunicação estejam prontos para atender à demanda de milhares de visitantes e delegações internacionais.
Os pontos de acesso contemplam áreas estratégicas de Belém, como o Parque da Cidade, Porto Futuro, Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Vila COP, Aeroporto Internacional de Belém, Estação das Docas e as regiões portuárias de Outeiro.
De acordo com o governo estadual, o projeto é desenvolvido em parceria com as operadoras TIM, Vivo e Claro, que trabalham de forma coordenada para ampliar a cobertura móvel e oferecer conexão de alta velocidade aos visitantes e à população local durante o evento.
Mais de 500 mil pessoas devem ser beneficiadas com a nova cobertura
Supervisionadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras são responsáveis pela prestação dos serviços de 5G, enquanto a Prodepa atua com suporte técnico e institucional nos projetos de expansão em áreas do Governo do Estado.
No Mangueirão, que recebe eventos com público superior a 100 mil pessoas, a nova infraestrutura vai garantir conectividade estável e de alta capacidade.
Segundo estimativas da Prodepa, considerando a média de 40 mil habitantes por bairro, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com o aumento da cobertura 5G em Belém.
Modernização e legado tecnológico
Além da ampliação da rede móvel, a Prodepa também investiu na modernização da infraestrutura de telecomunicações do Estado. Foram contratados dois links de internet de 100 Gbps e o datacenter estadual recebeu novos roteadores e switches de última geração.
Os Pontos de Presença (PoPs) instalados em locais estratégicos ,como o Parque da Cidade, Mangueirão, Casa Civil, Porto Futuro, Estação das Docas e o CDP de Outeiro — já operam com capacidade de 100 Gbps.
Um dos principais legados tecnológicos da COP30 será a implantação de redes Wi-Fi públicas com tecnologia Wi-Fi 6, oferecendo acesso gratuito, rápido e seguro em espaços internos e externos da capital.
Com as melhorias, Belém se consolida como referência em conectividade na Amazônia, pronta para receber milhares de visitantes e delegações internacionais durante a conferência climática global.
Leia mais:
Maior trilha da América Latina será inaugurada no Pará durante a COP30
Brasil articula na Europa apoio financeiro para novo fundo florestal antes da COP30
Prosamin+ será apresentado na COP30 como exemplo global de sustentabilidade
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

