O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta segunda-feira (22) que o projeto do governo federal que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil deve ser votado na Casa já na próxima semana.
A declaração foi feita durante um evento do BTG Pactual, em São Paulo.
“Chamei o deputado Arthur Lira [relator do projeto] para apresentar o relatório no colégio de líderes esta semana. Queremos amadurecer o debate e, se possível, levar ao plenário já na próxima semana. Essa é uma pauta de justiça tributária que trará avanços significativos para milhões de brasileiros”, afirmou Motta.
Emendas e responsabilidade fiscal
Segundo o presidente da Câmara, os parlamentares poderão propor emendas ao projeto, mas ele destacou a necessidade de responsabilidade com as contas públicas.
“É claro que cada partido pode propor emenda, mas cada decisão terá consequências fiscais. Estamos tratando das contas públicas do país”, disse.
“Pautas tóxicas” em debate no Congresso
Hugo Motta também comentou sobre as recentes manifestações nacionais contra propostas como a anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado e a PEC da Blindagem, que limita ações judiciais contra parlamentares.
O presidente da Câmara defendeu que o Congresso concentre esforços em temas de interesse direto da população, como:
- Reforma administrativa;
- Isenção do Imposto de Renda;
- Segurança pública.
“Precisamos tirar da frente as pautas tóxicas. O Brasil precisa olhar para frente e discutir o que realmente importa”, declarou.
Democracia e manifestações populares
Sobre os protestos realizados em todo o país, Motta disse respeitar as manifestações, que considera sinal de vitalidade democrática.
“As manifestações demonstram que a nossa democracia segue mais viva do que nunca. Eu respeito o direito do povo de ir às ruas defender suas pautas”, afirmou.
Leia mais:
Câmara recomenda suspensão de deputados após motim no plenário
PEC que dificulta processos criminais contra parlamentares é aprovada na Câmara
Base do governo na Câmara vai ao STF contra PEC da Blindagem
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

