Devido à seca nos rios do Amazonas, os ribeirinhos estão utilizando sachês com uma mistura em pó como o único meio para transformar água suja em água potável. O processo é eficaz, rápido e simples, levando menos de 10 minutos para purificar a água turva e amarelada.
Como é feito?
Basta adicionar o pó à água, mexer por cinco minutos e aguardar a ação da mistura. A sujeira na água se acumula no fundo do recipiente. Após a coagem, a água está limpa e pronta para consumo e cozimento.
O que diz o fabricante?
Os sachês são fabricados pela multinacional P&G (Procter & Gamble), especializada em higiene e limpeza. A empresa descreve o processo da mistura em três etapas químicas: coagulação, floculação e desinfecção. A P&G afirma que o pó remove 99,9% das bactérias comuns na água, incluindo aquelas que causam cólera, 99,99% dos vírus comuns, como os responsáveis pela hepatite A, e 99,9% dos protozoários. Além disso, a mistura reduz a incidência de doenças diarreicas em até 90%.
Para auxiliar as comunidades rurais afetadas pela seca, o Governo do Amazonas está distribuindo garrafões de água mineral adquiridos de empresas em Manaus.
Leia mais:
Seca do rio Madeira interrompe transporte de grãos no AM
Seca atinge transporte de petróleo em Coari
Seca no Amazonas: fábricas podem parar
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook