sábado, abril 20, 2024
27.3 C
Manaus
InícioGeralEconomiaSeca atinge transporte de petróleo em Coari

Seca atinge transporte de petróleo em Coari

Publicado em

Publicidade

Agora, já são cinco pontos críticos de navegabilidade devio a seca, que receberão dragagem, sendo quatro no Amazonas e um no Pará

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) incluiu uma nova obra de dragagem, no rio Amazonas, entre os municípios de Coari e Codajás. Isso porque a severa seca pôs em situação crítica a navegabilidade e transporte de petróleo que sai da bacia de Urucu.

De acordo com o deputado federal Adail Filho (Republicanos-AM), a dragagem emergencial, entre os municípios de Coari e Codajás, ocorrerá na passagem Abacate, em três trechos na ilha do Juçara e um trecho na ilha do Trocari. Foi o deputado federal quem pediu a execução da obra ao Dnit.

“Essa dragagem vai manter a navegabilidade durante o período de seca, garantindo, portanto, o abastecimento de água e alimento, além do transporte de petróleo produzido em Urucu, no município de Coari”, explicou o parlamentar.

O pedido ocorreu há dois meses e, nesta quinta-feira (19), o diretor de Infraestrutura Aquaviária (DAQ/Dnit), Erick Moura, autorizou a contratação da obra.

“As novas medidas vão abrir caminho à navegação nos quatro trechos, que estão em situção crítica, entre Coari e Codajás, devido à seca deste ano. Portanto, a assinatura do contratos e obras iniciadas até o dia 30 outubro”, disse Adail Filho.

Queda de receita

Por outro lado, o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, ressaltou a importância da dragagem, pois, segundo ele, a situação crítica dos rios da região afeta o transporte de petróleo. Com isso, acelera a queda de arrecadação das receitas municipais.

Além do FPM (fundo de participação dos municípios), os royalties do petróleo de Urucu também constituem grande parte da receita do município de Coari.

PONTOS CRÍTICOS

Dessa forma, no planejamento do Dnit, constam cinco pontos de dragagens, sendo quatro no estado do Amazonas e um no Pará. Tais ações foram anunciadas desde o início da ajuda humanitária do governo federal aos municípios e populações atingidos pela seca histórica no Amazonas.

Em setembro passado, o Ministério dos Transportes e o Dnit assinaram contrato para realizar dragagem no alto rio Solimões, em trechos entre Tabatinga e Benjamin Constant.

Além disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou, nesta quarta-feira (18) o início da dragagem na passagem do Tabocal, entre Itacoatiara e a foz do rio Madeira.

Já o terceiro ponto crítico de navegabilidade dos rios, entre Coari e Codajás, assim como o trecho de Manicoré até a foz do rio Madeira, a dragagem está prevista iniciar até 30 de outubro.

Por fim, o Dnit vai realizar também dragagem no estado do Pará, em trecho entre os municípios de Itaituba e Santarém, no rio Tapajós. A essas obras foram disponibilizados pelo Dnit, até agora, R$ 140 milhões.

AÇÃO PERMANENTE

Na reunião ministerial sobre a seca do Amazonas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu que esse trabalho de dragagem dos rios será permanente. Assim como, entrará no novo PAC (programa de aceleração do crescimento) do governo federal.

“Logo, esse programa permanente de dragagem das hidrovias vai permitir principalmente, ali na região Norte, a passagem dessas grandes embarcações”, ressaltou o governador Wilson Lima (União).

Leia mais:
Seca no Amazonas: fábricas podem parar
Qualidade do ar em Manaus passa de moderada para ruim
Governo libera R$ 324,3 milhões para afetados pela seca no AM

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Isabelle retorna a Manaus neste sábado após o BBB24

Após conquistar o terceiro lugar no Big Brother Brasil (BBB24), da Rede Globo, Isabelle...

Vacinação contra dengue encerra para público de 4 a 59 anos em Manaus

A Prefeitura de Manaus informa que as doses da vacina contra dengue para pessoas...

Veja a programação da Casa de Praia Zezinho Corrêa para o fim de semana

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, um espaço gerido pela Prefeitura de Manaus através...

Amazonas: Boletim aponta aumento de casos de Síndrome Respiratória

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado recentemente, ressalta um cenário preocupante...

Mais como este

Isabelle retorna a Manaus neste sábado após o BBB24

Após conquistar o terceiro lugar no Big Brother Brasil (BBB24), da Rede Globo, Isabelle...

Vacinação contra dengue encerra para público de 4 a 59 anos em Manaus

A Prefeitura de Manaus informa que as doses da vacina contra dengue para pessoas...

Veja a programação da Casa de Praia Zezinho Corrêa para o fim de semana

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, um espaço gerido pela Prefeitura de Manaus através...