No Brasil, os índices de casos de dengue são alarmantes Brasil – 2024 registrou um aumento em 114% dos casos prováveis da doença, frente ao ano anterior. Esses dados preocupam a sociedade e pressionam autoridades de saúde a intensificar campanhas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Mas um produto inovador, pode atuar como um aliado nessa prevenção.
A cientista brasileira, Fernanda Checchinato, desenvolveu um um repelente para uso em roupas, tecidos e superfícies que mata o mosquito Aedes aegypti, em segundos. O produto, denominado Protec, é eficaz contra a dengue, febre amarela, baratas, mosquitos, chikungunya, dentre outros.
A criadora ressalta o quão inovador é este produto: “É um repelente sustentável e o primeiro do mundo para aplicação em roupas, superfícies e tecidos contra o mosquito da dengue e outros insetos. Isso é muito importante e tenho muito orgulho, além de um incontestável respaldo científico, em afirmar categoricamente que é uma criação brasileira e exclusiva da Aya-Tech – ao contrário do que dizem alguns concorrentes mal intencionados que insistem por aí.”, afirma.
Como funciona o produto?
O Protec é o primeiro repelente do mundo em versão spray para aplicação exclusiva em tecidos, roupas e superfícies, com atuação comprovada contra o vetor da dengue. De acordo com a empresa, criada pela cientista, Aya-Tech, o tempo de eficiência deste produto depende do inseto ou praga que está sendo evitada e o local aplicado.
“Alguns insetos ou pragas são mais resistentes que outros. Por exemplo, ao aplicar Protec em um tapete, a eficiência contra baratas será de três a quatro vezes maior do que para insetos voadores, isso porque as baratas são mais sensíveis ao tratamento do que os insetos voadores. Caso deseje maior eficiência contra insetos voadores reaplique o tratamento”, afirma a empresa.
Se o mosquito ainda insistir em pousar na superfície aplicada, ele absorve os ativos e entra automaticamente em estado de paralisa e morte – denominado pela empresa como efeito ‘knock-out’.
Ele pode ser, portanto, aplicado em roupas, camas, lençóis, cortinas, toalhas, tapetas, sofás, dentre outros. Além disso, a empresa assegura que é um produto seguro para crianças, gestantes, idosos e animais.
Dados da dengue no Brasil
Os números de casos e óbitos pela dengue cresceram em 2024. De acordo com dados do Ministério da Saúde, ocorreram 1.601 óbitos pela doença este ano – um aumento em 35%, frente à 2023. Quanto aos casos, os números chegam a 3.535 milhões, contra 1.649 milhões em 2023 – um acréscimo em 114%.
Os estados com os maiores índices são:
- Distrito Federal (7,9 mil x 100 mil);
- Minas Gerais (5,3 mil x 100 mil);
- Paraná (3,0 mil x 100 mil);
- Espírito Santo (2,9 mil x 100 mil);
- Goiás (2,5 mil x 100 mil).
O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, pode ser realizado com ações que qualquer pessoa pode adotar. Entre as medidas mais eficazes estão a eliminação de água acumulada em recipientes como vasos e pneus, que são potenciais criadouros, a instalação de telas em janelas para barrar a entrada dos mosquitos e o uso regular de repelentes corporais.
Sobre a empresa criadora
A Aya-Tech é uma empresa brasileira de alta tecnologia focada no desenvolvimento de produtos científica e mercadologicamente inovadores para as áreas de saúde e bem estar. Os produtos estão alinhados ao compromisso de proteger o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável, oferecendo novas possibilidades aos clientes, como o Protec e outros que fazem parte da sua linha.
Confira mais informações com a criadora do produto Protec:
Leia mais:
Manejo do pirarucu no AM supera estiagem e tem saldo positivo
Pesca do pirarucu é prejudicada com a estiagem
O pirarucu pode sumir da mesa dos amazonenses?
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook