quarta-feira, setembro 18, 2024
29.3 C
Manaus
InícioGeralSaúdeAmazonas iniciará cirurgias de redesignação sexual pelo SUS

Amazonas iniciará cirurgias de redesignação sexual pelo SUS

Publicado em

Publicidade

O Amazonas será pioneiro na Região Norte ao realizar, pela primeira vez, cirurgias de redesignação sexual e modificações corporais em pessoas trans e intersexo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A 1ª Jornada Multiprofissional de Cirurgias de Modificações Corporais, organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), acontecerá em Manaus, entre a próxima terça-feira (27) e o sábado (31),reunindo 23 pacientes, entre eles três indígenas intersexo.

As cirurgias, com foco em indígenas intersexo e mulheres trans, serão conduzidas por uma equipe de oito cirurgiões urológicos selecionados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em três salas simultâneas. Entre os pacientes, três são indígenas intersexo.

O evento reunirá 150 profissionais e acadêmicos. Além das cirurgias, a Jornada incluirá a capacitação de cerca de 150 profissionais de direito, serviço social e saúde, incluindo médicos, psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas. Este marco é visto como um passo importante para a região.

“Acreditamos que o evento promoverá o desenvolvimento regional, uma vez que o HUGV tem projeto de habilitação das cirurgias realizadas na Jornada, podendo dar seguimento à crescente demanda cirúrgica em nosso Estado, tornando-se o primeiro hospital da Amazônia Ocidental a realizar cirurgias do processo transexualizador”, afirmou Conceição Maria Guedes Crozara, presidente da comissão organizadora da Jornada, em nota da SBU.

Pacientes atendidos

Pacientes que aguardam por cirurgias de conformidade e redesignação sexual, também conhecidas como cirurgias do processo transexualizador, terão a oportunidade de realizar os procedimentos pelo SUS, algo que muitos esperam há anos.

“Hoje, o acesso a esse tipo de cirurgia, que envolve a reconstrução genital de pessoas intersexo e trans, ainda é muito restrito, e as filas são enormes. A visibilidade é muito menor para pessoas intersexo, que muitas vezes ficam invisíveis e sem atendimento”, comentou Ubirajara Barroso Jr., urologista e organizador da equipe cirúrgica da Jornada.

A equipe do urologista atenderá os três indígenas intersexo, realizando procedimentos para adequação do órgão genital ao sexo biológico. “Em uma cultura completamente diferente, onde as pessoas andam nuas e são expostas à genitália desde cedo, a condição intersexo pode levar à exclusão das tribos”, explicou Barroso Jr.

Coleta de informações

Além das cirurgias, a Jornada também servirá para coletar informações sobre a população indígena intersexo, visando a publicação de um estudo científico pioneiro. “Queremos entender como é viver com uma genitália atípica dentro de uma tribo indígena, quais desafios essas pessoas enfrentaram e como foi sua infância”, disse o urologista.

Até o momento, não há informações precisas sobre a quantidade de indígenas intersexo no Brasil. Barroso Jr. espera que a pesquisa revele mais casos e ajude a desenvolver um tratamento mais eficaz para essa população.

Com a falta de cirurgiões qualificados na Região Norte, a capacitação das equipes locais será fundamental para garantir a continuidade desses procedimentos. “Estamos descentralizando e replicando o conhecimento para que as cirurgias possam ser realizadas localmente, tornando o processo mais acessível”, afirmou o médico.

Durante os quatro dias da Jornada, os participantes poderão acompanhar palestras e minicursos sobre transexualidade e intersexualidade no serviço público de saúde. Luiz Otávio Torres, presidente da SBU, destacou a urgência de preparar o país para atender essa parcela da população com qualidade e acolhimento. “É nossa missão promover o conhecimento e a inclusão social”, disse Torres.

Leia mais:
Amazonas realiza 6 transplantes renais de doador falecido em 15 dias
Parque Gigantes da Floresta registrou 43 mil visitas no sábado
Governo monta força-tarefa para atender vítimas de incêndio em Nhamundá

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

 

Últimas Notícias

Zona Azul aciona justiça para suspender pagamento de ISS em Manaus

Empresa alega que atividade de estacionamento rotativo não se enquadra na cobrança do imposto A...

Explicando: explosão de pagers e walkie-talkies no Líbano

Os últimos dois dias foram de grande apreensão para a população do Líbano. A...

X permanece suspenso; Anatel investiga relatos de acesso à rede social

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está verificando os relatos de acesso...

Candidatos à Prefeitura de Tefé são multados por propaganda irregular

Os candidatos à reeleição para prefeitura e vice-prefeitura de Tefé, Nicson Marreira (UB) e...

Mais como este

Zona Azul aciona justiça para suspender pagamento de ISS em Manaus

Empresa alega que atividade de estacionamento rotativo não se enquadra na cobrança do imposto A...

Explicando: explosão de pagers e walkie-talkies no Líbano

Os últimos dois dias foram de grande apreensão para a população do Líbano. A...

X permanece suspenso; Anatel investiga relatos de acesso à rede social

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está verificando os relatos de acesso...