O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, que comandou o executivo municipal entre 2013 e 2020, se pronunciou nesta quarta-feira (26) após a deflagração de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um suposto esquema de fraude na compra de kits de merenda escolar em 2020.
Em nota publicada em uma rede social, o ex-prefeito afirmou que não se surpreende que blogs e jornais repliquem informações “que não tem respaldo na realidade”, e que tem a consciência tranquila.
Arthur Neto
Arthur Virgílio Neto foi prefeito de Manaus pelo PSDB durante três mandatos. O primeiro, entre 1989 e 1993, e os dois últimos entre 2013 e 2020. Além disso, foi senador pelo Amazonas em um mandato de oito anos, e deputado federal pelo estado por dois mandatos.
Arthur vem de uma das famílias mais tradicionais na política amazonense. Seu pai, Artur Virgílio Filho, também foi político e cumpriu mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador pelo Amazonas. Artur Filho foi, ainda, um dos responsáveis pelo status de Universidade Federal dado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), motivo pelo qual o campus-sede da instituição leva o seu nome.
O filho de Arthur Neto, Arthur Bisneto, também foi vereador de Manaus e deputado estadual e federal pelo Amazonas. Arthur Bisneto faleceu em 2024.
PF investiga fraudes em merenda
A PF deflagrou ontem (25) a operação ‘Sem Sabor’, que investiga um suposto esquema de fraude na compra de kits de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) no ano de 2020.
De acordo com a PF, auditorias do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU) apontaram irregularidades no uso de recursos para a contratação do serviço de fornecimento de merendas no fim da gestão anterior.
Foram cumpridos, no total, seis mandatos de busca e apreensão na capital amazonense. A PF ainda investiga o caso.
Confira a nota na íntegra
“Infelizmente, não me surpreende que a política amazonense continue utilizando esse tipo de estratégia, que considero baixa, desleal e perversa.
Não me causa estranheza que alguns blogs e jornais também repliquem esse tipo de informação, que não tem respaldo na realidade. Estamos em 2025.
Saí da prefeitura em 2020, tive todas as contas aprovadas por todos os órgãos de controle, e todas por unanimidade. Não temo nenhum tipo de revés. Não fiz riquezas, nunca cometi nenhum ato desmoralizador, como avançar no erário.
Acredito que até meus adversários, os dignos, sabem: jamais deixei de ter a consciência limpa e tranquila. Não luto por cargos para me manter imune, não sou daqueles que precisam de mandatos para ficar em liberdade.
Quando um homem sério — e todos sabem que sou um homem sério — se dirige a qualquer lugar, antes de chegar, sua honradez chegou primeiro. Um homem de respeito sempre chega logo após sua honradez. Não é a primeira vez que me difamam e no final a vencedora será minha honradez. Busco a paz, mas nunca fugirei da guerra.”
Leia mais:
Manaus: PF investiga fraude em fornecimento de merenda escolar contratado em 2020
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook