O Governo do Amazonas, por meio dos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), realizou mais de 102 mil consultas voltadas ao público idoso entre janeiro e agosto de 2024. As unidades, localizadas em Manaus, também ofereceram 42 mil procedimentos, como vacinas e testes rápidos, resultando em um aumento significativo de 80% nas consultas e 65% nos procedimentos em relação ao ano anterior.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, além dos atendimentos de média complexidade, os Caimis oferecem serviços básicos de saúde, voltados à prevenção de doenças e acidentes decorrentes do envelhecimento. “A qualidade dos serviços é fundamental para garantir o bem-estar dessa faixa etária”, destacou Maksoud.
Serviços de saúde e acompanhamento especializado
As duas unidades dos Caimis, Ada Rodrigues Viana e André Araújo, contam com equipes multiprofissionais que incluem fisioterapeutas, geriatras, psicólogos e outros especialistas para atender idosos a partir dos 60 anos. Além das consultas médicas, os idosos têm acesso a vacinas e testes rápidos para doenças como hepatite, HIV e sífilis, bem como oficinas terapêuticas.
O Caimi Ada Rodrigues Viana, na zona oeste de Manaus, realizou 44.593 consultas no período, enquanto o Caimi André Araújo, na zona norte, somou 57.459 atendimentos. O secretário executivo adjunto, Everton Guimarães, destacou a importância dos serviços preventivos para aumentar a longevidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos. As unidades operam sem necessidade de agendamento, facilitando o acesso aos cuidados especializados.
Leia mais:
Carreta da Saúde prevê realizar mil atendimentos na ZN
Carretas de Saúde realizam mais de 5,6 mil exames
Carreta da Saúde atende no bairro São José
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook