Álex Sousa, Ativista pelos Direitos Humanos, Lança Pré-Candidatura pelo PSOL
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou, no último dia 11, a pré-candidatura de Álex Sousa, uma ativista não binária, para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). Álex é a primeira pessoa com essa identidade de gênero a disputar uma vaga na CMM e defende os direitos de trabalhadores, LGBTQIAPN+, jovens, indígenas, negros e marginalizados.
Em entrevista ao Em Tempo, Álex destacou que, apesar de sua identidade LGBTQIAPN+, sua candidatura abordará os problemas diários enfrentados pela população de Manaus, especialmente os mais carentes.
“Sou um corpo LGBTQIAPN, um corpo transsexual, mas acima de tudo, sou manauara, da Zona Norte, de periferia. Pretendo romper as expectativas que as pessoas têm de corpos LGBTQIAPN+ na política. Isso não significa que não levantarei as bandeiras da minha comunidade, mas que, como cidadã manauara, sou capaz de falar de saúde, educação, combate à fome, infraestrutura nas periferias, investimento na cultura fora da Zona Sul e segurança pública. Todo vereador precisa saber um pouco de tudo, e comigo não será diferente”, afirmou Álex.
Ver esta publicação no Instagram
A decisão de se candidatar veio após a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. “Sempre tive interesse em política, que se intensificou com meu contato com lutas sociais. Após a eleição do ex-presidente Bolsonaro e as complicações do governo, percebi ser a hora de entrar na política institucional. Em 2020, observei o PSOL, suas bandeiras de luta, e notei que o partido está alinhado aos meus ideais de sociedade, então comecei minha militância partidária”, relatou Álex.
Cenário Municipal
Para Álex Sousa, falta representatividade e renovação na Câmara Municipal de Manaus. Sua candidatura busca chamar atenção para a luta de classes e encorajar novos rostos a mudar a política local. “A Câmara Municipal tem baixa produção de políticas públicas efetivas e é sempre uma troca de cadeiras com as mesmas pessoas. Falta jovem, LGBTQIAPN+, e gente da periferia. A falta de representatividade me leva a disputar este espaço. Manaus precisa passar por uma transformação e, colocando gente como a gente, isso será possível”, revelou Álex.
Confiante no poder da mobilização, Álex propõe um mandato participativo. “Meu principal objetivo é criar uma nova forma de mandato participativo. Muitos falam sobre isso, mas raramente está, de fato, nas ruas. Nunca acreditei que 41 vereadores são suficientes para atender as demandas de uma cidade de 2 milhões de habitantes. Construir uma política de participação ativa deveria ser um requisito. Política precisa ser mais acessível, compreensível e, principalmente, transformadora. Esse será meu maior objetivo como vereadora”, finalizou.
Entenda o Termo Não-Binário
O termo não-binário refere-se às pessoas que não se identificam exclusivamente com um gênero. Isso significa que sua identidade e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino. Também chamadas de genderqueer, essas pessoas podem não se reconhecer como homem ou mulher, ou se caracterizar como uma mistura dos dois. Apesar de possuírem órgãos genitais de um determinado sexo, não se identificam totalmente com esse gênero.
*Com informações do Em Tempo
Leia mais:
Entenda como as urnas eletrônicas são testadas antes das eleições
David resolve continuar no Avante para eleições de 2024
Eleições 2024: Anatel promete derrubar sites “em poucas horas” após decisões judiciais
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook