O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), disponibiliza gratuitamente o serviço de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Pessoas com Deficiência (PcD). O atendimento pode ser realizado presencialmente ou online, garantindo acessibilidade e inclusão social.
Os interessados devem solicitar o serviço pelo formulário online (clique aqui) com, no mínimo, três dias úteis de antecedência. Em casos de urgência, como atendimento médico, a solicitação pode ser feita de forma emergencial. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Acesso a Intérpretes
O objetivo do serviço é assegurar que pessoas surdas, surdocegas e com deficiência auditiva tenham acesso pleno a serviços públicos e privados no Amazonas. A iniciativa funciona como medida provisória até a implementação das Centrais de Interpretação de Libras (CIL), previstas pelo Governo Federal.
Além do serviço de interpretação, a população conta com transporte exclusivo por meio da van PcD, facilitando o deslocamento até o local do atendimento.
“Aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção também podem solicitar o transporte de ida e volta. Nosso foco é garantir que todos tenham acesso aos serviços de forma digna e eficiente”, destacou a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.
Atendimento gratuito e acessível
De acordo com a intérprete de Libras Caroline Sena, a Sejusc é um dos poucos órgãos no estado a oferecer interpretação de Libras gratuita, tanto presencial quanto online.
“Esse serviço é essencial para a comunidade surda, pois garante acessibilidade em diferentes situações do dia a dia, incluindo processos burocráticos e atendimentos médicos”, explicou a intérprete.
Depoimento de quem já utilizou o serviço
Rodney Ramos, de 47 anos, precisou da ajuda do intérprete para resolver uma questão trabalhista junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Estava há um ano tentando resolver meu problema de saúde e documentação no INSS. Com a ajuda do intérprete, finalmente consegui resolver tudo. Antes, a comunicação era muito difícil”, destacou Rodney em Libras.
Outros serviços para PcD
Além do serviço de intérprete de Libras, a Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc oferece outros atendimentos, como:
- Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD);
- Carteira do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea);
- Passe Legal para transporte público.
Os atendimentos ocorrem no Centro Estadual de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), localizado na rua Marquês de Quixeramobim, nº 210, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Lei Estadual 6.254/2023
A legislação estadual garante atendimento em Libras por profissionais qualificados em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e agências bancárias.
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