O Hospital do Sangue, maior centro de hematologia e oncohematologia da Região Norte, entra na fase final de preparação para sua entrega pelo Governo do Amazonas. As secretarias de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) coordenam, em conjunto, etapas logísticas, operacionais e de qualificação profissional para viabilizar o funcionamento da nova unidade.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, foi formado um Grupo de Trabalho para orientar e organizar a transição entre a unidade atual e o novo hospital. As ações incluem dimensionamento de equipes, infraestrutura, logística de equipamentos e treinamentos. A expectativa é que o governador Wilson Lima anuncie em breve a data oficial de entrega da obra.
Checagem de protocolos e qualificação técnica em foco
A Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS) já iniciou as vistorias focadas na checagem dos protocolos de vigilância sanitária e hospitalar que serão adotados no Hospital do Sangue, com objetivo de assegurar qualidade de atendimento, segurança do paciente e conformidade técnica de operação.
Segundo a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, o novo hospital ampliará a capacidade de atendimento especializado. A estrutura passará de 52 para 190 leitos e contará com UTI adulta e infantil, centro cirúrgico, farmácia 24 horas e centro de diagnóstico com equipamentos de imagem como raio-X, tomógrafo, ultrassom e ecocardiograma.
Infraestrutura e serviços complementares
Localizado na Avenida Pedro Teixeira, o novo Hospital do Sangue passou por obras e serviços complementares para modernização predial e adequação de infraestrutura assistencial, incluindo áreas como enfermarias, ambulatório, almoxarifado, cozinha e salas de apoio. Também foram realizadas melhorias em instalações elétricas, hidráulicas e de sistemas prediais, além da instalação de equipamentos específicos para a UTI e centro cirúrgico.
A expansão da unidade representa um avanço no atendimento em hematologia e em doenças oncohematológicas, com potencial para consolidar o Amazonas como referência regional no tratamento de doenças do sangue, como leucemias, linfomas e mieloma múltiplo.
Leia mais:
Hemoam apresenta plataforma Hemodoador com serviços digitais para doadores
Hemoam adota teste indolor para detectar anemia em doadores de sangue
Hemoam envia 4,8 mil bolsas de plasma para a Suíça fazer medicamento
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

