Até esta quinta-feira (26/10), todos os 62 municípios do Amazonas estão sendo afetados pela seca dos rios, de acordo o mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado sobre a estiagem. Os municípios de Apuí e Presidente Figueiredo entraram em situação de alerta, enquanto os demais 60 municípios do Amazonas estão em situação de emergência.
Conforme o informativo, o Amazonas tem 608 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, o equivalente a 152 mil famílias. A seca tem causado diversos problemas no Amazonas, como a redução do nível dos rios, a escassez de água e a perda de biodiversidade.
Números da Seca
O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.
A Defesa Civil ressalta os números do boletim são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com os ajustes realizados pelas autoridades municipais, visando a precisão dos dados.
Menor nível do Rio Negro
O Rio Negro, um dos principais rios da Amazônia, atingiu nesta quinta-feira (26) o menor nível em 121 anos, segundo o Porto de Manaus. A cota do rio está em 12,70 metros, abaixo da marca de 12,72 metros registrada em 1902.
A seca no Amazonas é a pior em 121 anos. De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno é causado pela influência do fenômeno climático El Niño, que inibe a formação de nuvens de chuva.
Focos de calor
No período de janeiro deste ano a 24 de outubro foram registrados 18.090 focos de calor no estado, dos quais 2.500 na região metropolitana de Manaus. Somente em outubro, até o momento, foram 3.288 focos, mais do que o dobro do mesmo período do ano passado, quando foram notificados 1.335 focos de calor.
Leia mais:
Seca no Amazonas afeta população, meio ambiente, economia e turismo
Isolados pela seca recebem mais de 500 toneladas de alimentos
Número de botos mortos pela seca na seca passa de 150
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook