Após 132 dias de vazante, o Rio Negro, um dos principais rios do estado, finalmente deu sinais de recuperação ao registrar um aumento de 17 centímetros em seu nível entre o último sábado (28) e a segunda-feira (30). Os dados são do Porto de Manaus, que monitora o nível do rio desde 1902.
Estabilização do Rio Negro
A estabilização do nível do Rio Negro ocorreu na sexta-feira (27), sinalizando o fim de um período de diminuição constante que trouxe uma série de problemas para o abastecimento de comunidades ribeirinhas e o transporte de cargas e pessoas. O nível do Rio Negro estava em descida desde o dia 17 de julho.
Durante o período mais severo da vazante, o rio atingiu uma profundidade de 12,70 metros, uma marca jamais antes vista. Em 121 anos de registros, o Rio Negro jamais havia alcançado um nível abaixo dos 13m.
Anteriormente, a seca mais intensa registrada pelo Rio Negro havia ocorrido durante a vazante histórica de 2010, quando o rio chegou a um nível de 13,63 metros em seu último dia, 93 centímetros maior que o registro de 2023.
Após a estabilização do nível do Rio, o Porto de Manaus registrou um aumento de 5 centímetros no sábado (28), mais 5 centímetros no domingo (29) e então 7 centímetros na segunda-feira (30).
Seca no Amazonas
De acordo com o Governo do Amazonas, todos os 62 municípios do estado estão sendo afetados pela seca. 60 municípios declararam situação de emergência devido à estiagem e às queimadas, que também alcançaram índices muito altos, enquanto 2 municípios (Apuí e Presidente Figueiredo) declararam estado de alerta.
Ainda segundo dados do governo, cerca de 616 mil habitantes do estado foram afetados pela seca de alguma forma, o que corresponde a 154 mil famílias. Para tentar mitigar alguns dos danos causados pela vazante dos rios, o governo tem promovido ações de distribuição de recursos, além de requisitar ajuda ao Governo Federal.
Leia mais:
Vazante: Rio Negro bate novo recorde ao atingir cota de 12,89 metros
Isolados pela estiagem recebem mais de 1.000 toneladas de alimentos
Governo do Amazonas divulga o boletim estiagem
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook