InícioDestaquesAmazonas lança 'Dia S' para intensificar vacinação contra sarampo e rubéola

Amazonas lança ‘Dia S’ para intensificar vacinação contra sarampo e rubéola

Publicado em

Publicidade

Ação coordenada pela FVS-RCP ocorre entre 5 e 15 de março em todos os municípios do estado, focando na busca ativa de casos e atualização vacinal.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) anunciou, nesta segunda-feira (02/03), o início do Dia S, uma mobilização estratégica que será realizada de 5 a 15 de março. O objetivo central da iniciativa é reforçar a vacinação contra sarampo e rubéola, além de intensificar a vigilância epidemiológica em todo o estado por meio de uma atuação integrada entre as redes de saúde municipais.

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.

Estratégia de busca ativa e prevenção

Durante os dez dias de mobilização, as equipes de saúde ampliarão a identificação de casos suspeitos que possam não ter sido notificados anteriormente. O plano de ação inclui a revisão criteriosa de registros, o monitoramento de atendimentos nas unidades de saúde e a investigação minuciosa de sintomas compatíveis com as doenças.

Segundo Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, o sucesso do Dia S depende do alinhamento técnico prévio realizado com as prefeituras. A proposta é garantir que as equipes estejam devidamente informadas e articuladas para oferecer uma resposta rápida e eficaz em saúde pública, aproximando os serviços de imunização da população.

A importância da manutenção do certificado de país livre do sarampo

A gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, recorda que o Brasil recuperou, em 2024, o certificado de país livre do sarampo. Essa conquista foi fruto direto da intensificação das campanhas e do incentivo a estratégias de mobilização local.

Contudo, Desirée ressalta que a manutenção desse status internacional exige vigilância contínua e, sobretudo, a adesão da população às campanhas de vacinação. O Dia S surge, portanto, como uma ferramenta essencial para consolidar essa proteção coletiva.

Quem deve se vacinar? Confira o esquema vacinal

A vacina tríplice viral, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a forma mais segura de prevenir o sarampo, a rubéola e a caxumba. A orientação da FVS-RCP é que todos os cidadãos verifiquem suas cadernetas de vacinação conforme as faixas etárias abaixo:

  • Crianças: Primeira dose aos 12 meses (tríplice viral) e a segunda dose aos 15 meses (tetra viral).

  • De 5 a 29 anos: Duas doses da tríplice viral para quem não iniciou ou não concluiu o esquema.

  • De 30 a 49 anos: Uma dose da tríplice viral para quem ainda não foi imunizado.

  • Profissionais de Saúde: Devem comprovar duas doses da vacina, independentemente da idade.

Leia mais:
Butantan antecipa 1,3 milhão de doses da vacina contra dengue para o SUS
Tatiana Sampaio é a cientista por trás da descoberta que pode devolver movimentos a tetraplégicos
Cientistas criam vacina nasal “universal” contra Covid, gripe e pneumonia

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Candidato da direita vence eleição na Colômbia, aponta apuração preliminar

Mudança política no país vizinho ocorre após disputa acirrada; atual presidente Gustavo Petro contesta...

Rebeca Andrade conquista ouro no salto e marca retorno às competições no Pan de ginástica artística

Após quase dois anos longe das competições, campeã olímpica lidera o pódio no Rio...

Saullo Vianna reforça compromisso com Alto Solimões durante agenda em Tabatinga

Agenda oficial com parlamentares federais viabiliza reformas de escolas indígenas, pavimentação de vias e...

Governo lança edital para concessão sustentável da Flona de Balata-Tufari no Amazonas

Projeto de concessão da Flona Balata-Tufari prevê manejo sustentável, empregos e investimentos na Amazônia O...

Mais como este

Candidato da direita vence eleição na Colômbia, aponta apuração preliminar

Mudança política no país vizinho ocorre após disputa acirrada; atual presidente Gustavo Petro contesta...

Rebeca Andrade conquista ouro no salto e marca retorno às competições no Pan de ginástica artística

Após quase dois anos longe das competições, campeã olímpica lidera o pódio no Rio...

Saullo Vianna reforça compromisso com Alto Solimões durante agenda em Tabatinga

Agenda oficial com parlamentares federais viabiliza reformas de escolas indígenas, pavimentação de vias e...