Aloizio Mercadante assume a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira (6), em cerimônia que contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Durante a posse, Mercadante afirmou que fomentar o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas está entre as prioridades de sua gestão.
“Vamos apoiar as micro, pequenas e médias empresas e as cooperativas de economia solidária com R$ 65 bilhões por meio de crédito indireto do banco e alavancagem via garantias do crédito privado”, afirmou Mercadante, destacando que são elas as “grandes geradores de emprego e renda no país”.
A cerimônia aconteceu no Teatro Arino Ramos Ferreira, na sede do banco, no Rio de Janeiro. O nome de Mercadante foi aprovado em 25 de janeiro pelo conselho de administração do BNDES. Anteriormente, um despacho do Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval à nomeação.
O presidente Lula afirmou em reunião com governadores, no dia 27 de janeiro, que o BNDES voltará a ser um banco de desenvolvimento e ajudará os estados.