O atleta amazonense de xadrez, Suan Lira, aluno do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, embarcará para Santiago no último domingo (03) para representar o Amazonas no Campeonato Sul-Americano Escolar 2023. A competição, que acontecerá na capital chilena, reúne jovens de 12 a 14 anos de idade de 11 países.
Suan Lira integra a delegação brasileira composta por mais de 220 alunos atletas que participarão em 11 modalidades diferentes. Os atletas selecionados para o Sul-Americano são campeões dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), critério adotado pela CBDE para a formação da equipe brasileira. As competições iniciaram na segunda-feira (04).
Prodígio do Xadrez
Andrey Neves, mestre da Confederação de Xadrez, professor e um dos treinadores que ajudou Suan Lira a se destacar como o “prodígio do xadrez”, destacou o excepcional talento do jovem amazonense. Neves compartilhou que em 2022, Lira conquistou o 4º lugar no Campeonato Brasileiro e, posteriormente, representou o Brasil no campeonato da Itália, onde se destacou como o melhor das Américas.
Descoberto em julho de 2021, em um projeto de xadrez oferecido pelo Ceti Elisa Bessa Freire, Suan Lira é conhecido por feitos notáveis, como ser o único a derrotar o mestre paraguaio Cubas e 16 jogadores na exibição de xadrez “Simultânea” no “Manaus Chess Open”.
O estudante, orgulho de seus pais, dedica-se intensamente ao xadrez, buscando aprimorar suas habilidades não apenas nas aulas, mas também em casa, por meio da leitura de livros. Suan Lira expressou sua gratidão ao apoio constante da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, salientando seu objetivo de continuar aprimorando suas habilidades.
“O campeonato mundial é outro nível, existem jogadores muito fortes, por isso tenho que me manter focado sempre”, afirmou Lira, revelando seu sonho de alcançar o título de mestre da Federação Internacional de Xadrez (Fide), uma honraria vitalícia concedida aos enxadristas profissionais que atingem a pontuação igual ou superior a 2.300 pontos em partidas válidas pela federação.
A secretária adjunta executiva de desporto escolar da Secretaria de Educação, Amanda Silotti, expressou seu orgulho: “Nós estamos muito felizes pelas conquistas do Suan no xadrez. E pela oportunidade de representar, não só a rede estadual de ensino, mas o Amazonas no Sul-Americano. Estamos todos na torcida por mais essa vitória”, disse a secretária.
Leia mais:
Atleta amazonense conquista o título de campeã mundial de MMA
Atleta manauara conquista bicampeonato nacional de futevôlei
Nadadora amazonense conquista tetracampeonato de Águas Abertas
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook