Empreendedorismo, artesanato e materiais orgânicos são o segredo das biojóias amazônicas. Comercializadas em eventos como o Carnaboi 2024, sites da internet, feiras e exposições, nos mais diversos formatos, as biojóias são uma forma de economia sustentável para os artesãos locais que ajudam a levar um pouco da Amazônia para o mundo.
Produzidas com materiais recolhidos na floresta, os adereços contém elementos da fauna e flora amazônica. O vendedor Abraão Moreira explica que atua no ramo há dois anos e que, além das vendas que realiza em eventos do tipo, ele consegue captar pessoas que se tornam clientes frequentes. “Hoje em dia a gente pensa no evento e nas vendas futuras. Às vezes o evento rende bastante, mas o pós é bem recompensador também”, relata o artesão.
Especialmenteeste ano, a demanda por biojóias que contém materiais “bovinos” e remetem aos bois-bumbás de Parintins foi maior. Garantido e Caprichoso estão em alta devido à participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga, no reality show Big Brother Brasil e bombaram no Carnaboi 2024.
As sementes também são protagonistas das peças desenvolvidas pelos artesãos, assim como as fibras naturais, casca do coco, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas que são trabalhadas junto a materiais nobres para oferecer ao público colares, brincos, pulseiras, anéis, entre outros.

Da Amazônia para o mundo
O mercado das biojóias está em expansão com potencial de exportação. A demanda pela comercialização das peças está crescendo a cada dia devido à beleza e exclusividade das peças, que são únicas e carregam em si o DNA da floresta.
A produção dessa categoria de peças teve início na Amazônia, mas já é difundida em todo o Brasil, pelo país ganhando espaço tanto no mercado interno, como na exportação de peças para diversos países como Itália, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, valorizando cada vez mais a arte natural e forma de economia sustentável.
Pesquisas feitas para entender o mercado consumidor de biojóias demonstram que o mercado internacional enxerga valor agregado aos produtos autênticos das comunidades da Amazônia e demanda alta procura pelas biojóias brasileiras que são comercializadas em lojas de “Tropic Concept”, um conceito adotado pelas lojas estrangeiras ao se referirem aos produtos nacionais que possuem conotação tropical.
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