Os preços dos medicamentos devem registrar um aumento a partir de abril, conforme projeções do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) e da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Segundo as estimativas dessas entidades, os preços podem subir até 4,5%, seguindo as regras de reajuste anual estabelecidas.
Reajuste anual
De acordo com a legislação vigente, o reajuste ocorre anualmente no início de abril. O percentual de aumento é determinado pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão vinculado à Anvisa, levando em consideração a inflação acumulada e outros indicadores do setor. Em 2023, o reajuste anual foi de 5,6%.
O Sindusfarma informa que, conforme a lei, a recomposição anual de preços definida pelo governo pode ser aplicada a partir de 31 de março deste ano, em aproximadamente 10 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro.
Entretanto, o reajuste não costuma ser automático nem imediato. O setor argumenta que a concorrência entre as empresas ajuda a regular os preços, uma vez que o mesmo princípio ativo é comercializado por diversos fabricantes e varejistas.
Como economizar em medicamentos?
Para Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma, os consumidores devem pesquisar nas farmácias e drogarias as melhores ofertas dos medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde.
“Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer”, afirma o presidente da Sindusfarma.
Para economizar, é recomendado pesquisar preços em diferentes farmácias, comprar em maior quantidade para obter descontos, considerar a compra online que pode ser mais prática e econômica, buscar por genéricos e marcas alternativas, além de verificar se a farmácia oferece programas de descontos ou fidelidade.
Leia mais:
Petrobras oferecerá 22 vagas de Jovem Aprendiz em Manaus
‘Desenrola Brasil’ será prorrogado até 20 de maio
Nova fase do ‘Litígio Zero’ começa em 1° de abril
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook