Nesta segunda-feira (1º), o presidente Lula comentou sobre a possibilidade de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante entrevista à Rádio Princesa, em Feira de Santana, na Bahia. Lula afirmou que cabe a Biden avaliar sua candidatura no pleito norte-americano de novembro deste ano.
A performance de Biden no primeiro debate contra o ex-presidente Donald Trump suscitou dúvidas sobre suas condições de saúde para um segundo mandato.Aos 81 anos, Biden é o presidente mais velho da história dos Estados Unidos.
O que diz Lula
“Eu acho que o Biden tem um problema que ele está andando mais lentamente, ele está demorando mais para responder as coisas, possivelmente esteja pensando. Mas quem sabe da condição do Biden é o Biden”, declarou Lula. “Se ele está bem, ele é candidato. Se ele acha que está em condições, ótimo. Mas se ele não está, é melhor eles tomarem uma decisão.”
Lula reconheceu que as eleições nos Estados Unidos são importantes para o mundo, mencionando que a política externa do país pode influenciar globalmente:
“A depender de quem ganha e a depender de que política externa quer ter os Estados Unidos, a gente pode melhorar ou a gente pode piorar o mundo. E eu acho que é preciso melhorar o mundo, o mundo precisa ficar mais humano, mais solidário, mais fraterno, mais humanista, a verdade é essa; as pessoas estão muito raivosas, muito irritadas”, disse.
O presidente afirmou que torce pela saúde de Biden para que ele possa concorrer, mas também reconheceu que o Partido Democrata poderia indicar outro candidato se necessário: “Deus queira que ele esteja bem de saúde e Deus queira que ele possa concorrer. Se não, o Partido Democrata pode indicar outra pessoa.”
Lula mencionou que é difícil opinar sobre o processo eleitoral de outros países e que é necessário ter cuidado para evitar animosidades. “Então, você tem que tomar cuidado para não criar animosidades.”
Desempenho de Biden no debate
No debate de 27 de junho, o desempenho de Biden foi considerado trêmulo e hesitante, enquanto Trump foi acusado de disseminar informações falsas. Biden reconheceu a performance ruim, mas reafirmou sua intenção de derrotar Trump.
Líderes democratas descartaram a possibilidade de substituir Biden como candidato. Lula classificou a exposição da fragilidade de Biden no debate como “chata e desagradável” e criticou Trump como “cidadão mentiroso”.
Leia mais:
Lula sanciona taxa de importação para compras de até US$50
Lula diz que afastará Juscelino Filho se denúncia for aceita pelo MPF
Lula diz que poderá ser candidato para evitar que “trogloditas” voltem ao poder
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook