Uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) resultou no desenvolvimento de um método para a detecção de fake news nas redes sociais, utilizando inteligência artificial (IA). O estudo foi realizado por Nicollas Rodrigues, engenheiro de telecomunicações, como parte de sua dissertação de mestrado na instituição.
IA que detecta fake news
Rodrigues, juntamente com seu orientador, o professor Diogo Mattos do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Redes de Nova Geração da UFF, criou uma ferramenta de IA capaz de diferenciar fatos de notícias falsas com uma precisão de 94%.
Isso significa que, a cada 100 notícias analisadas, a ferramenta acertava em 94 casos ao identificar se a informação era verdadeira ou falsa. No total, foram analisadas mais de 30 mil mensagens publicadas na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).
“Testamos três metodologias e duas tiveram sucesso maior. A gente indica, no final dos resultados, a possibilidade de utilizar ambas em conjunto, de forma complementar”, explicou Rodrigues.
Treinamento da IA
A primeira metodologia envolveu o treinamento de um algoritmo com notícias verdadeiras, ensinando-o a reconhecê-las. Notícias que não correspondiam ao perfil aprendido eram classificadas como fake news. A segunda abordagem, também baseada na análise textual, utilizou uma metodologia estatística para analisar a frequência de determinadas palavras e combinações de palavras comuns em fake news.
Os resultados do estudo sugerem que a ferramenta pode ser transformada em uma aplicação prática para ajudar os usuários da internet a identificar possíveis fake news, promovendo uma maior cautela com a informação consumida.
“Pode-se transformar a ferramenta em um plugin compatível com algumas redes sociais. E, a partir do momento em que você usa a rede social, o plugin vai poder indicar não que a notícia é falsa, de maneira assertiva, mas que ela pode ser falsa, de acordo com alguns parâmetros, como erros de português. Também existe a possibilidade de fazer uma aplicação na própria web, onde você cola o texto da notícia e essa aplicação vai te dizer se aquilo se assemelha ou não a uma notícia falsa”, concluiu Rodrigues.
*Com informações da Agência Brasil
Registros de homicídios caem 15,5% no AM no primeiro semestre de 2024