O Centro de Manaus muitas vezes passa despercebido tanto pelos manauaras quanto pelos turistas que visitam a cidade. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, muitos moradores desconhecem os tesouros escondidos.
A região central, na verdade, conta em suas construções, histórias dos tempos áureos da borracha e o crescimento da cidade. Pensando nisso, o Portal Gazeta da Amazônia preparou um roteiro com locais imperdíveis para visitar.
Teatro Amazonas
Inaugurado em dezembro de 1896, é considerado o principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado e traz em suas construções a época áurea da borracha na capital. Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, o Teatro Amazonas preserva parte da arquitetura e decoração originais.
Um dos detalhes externos que mais chama atenção é a sua cúpula, com 36 mil peças que representam as cores da bandeira do Brasil.
O salão, com capacidade para 684 pessoais, ainda possui uma programação mensal de peças e atrações – você pode conferir pelas redes sociais o cronograma e, se possível, encaixar no dia de sua visitação.
Horário de funcionamento do Teatro: Terça à sábado, das 9h às 17h; aos domingos, das 9h às 13h.
Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Manaus/AM.
Mais informações: (92) 3622-2420
Largo de São Sebastião
O Teatro fica localizado em frente ao Largo de São Sebastião, que compõe os elementos históricos do período áureo em Manaus. No local, fica a Igreja de São Sebastião, construída em 1888.
Destaque para a calçada, com ladrilhos portugueses, parte de um conjunto de obras viabilizado pelos magnatas da borracha. No local existe uma programação ampla, com restaurantes, bares e apresentações artísticas.
Palácio da Justiça
Próximo ainda do Largo de São Sebastião, está o Palácio da Justiça – patrimônio cultural do Amazonas. Inaugurada em 1900, a obra foi espaço para o Poder Judiciário da época. É também símbolo da arquitetura clássica do período áureo da borracha, com o estilo renascentista.
O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas em 1980 e hoje é espaço de exposições e apresentações.
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado (exceto às terças), das 9h às 15h.
Endereço: Avenida Eduardo Ribeiro, 901 – Centro – Manaus/AM
Mais informações: (92) 3248-1844
Palácio Rio Negro
Mais um imponente espaço fruto da época da borracha, construído em 1903 foi residência do alemão Karl Waldemar – rico comerciante do produto. Posteriormente, funcionou como sede do Governo e em 1980 foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas.
Hoje é um Centro cultural, com salões para recitais, exposições, lançamento de livros e diversas atividades culturais.
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado (exceto às terças), das 9h às 15h.
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro – Manaus/AM
Mais informações: (92) 3232-4450
Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Inaugurado em 1883, a construção do Mercado Municipal foi um marco importante do ciclo da borracha. Posteriormente, também foi considerado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Seu estilo arquitetônico tem inspiração no Art Nouveau, com formas orgânicas e os materiais como o ferro. Observa-se ainda vitrais, grades e arcos ornamentados distribuídos por toda sua estrutura. No local, é possível encontrar o melhor da culinária, comidas típicas, artesanato e até remédios medicinais.
Horário de funcionamento: Terça à sábado, das 6h às 17h; aos domingos, das 6h às 13h.
Endereço: R. dos Barés, 46 – Centro, Manaus – AM.
Alfândega de Manaus
Próximo ao Mercado, está a Alfândega de Manaus. Inaugurado em 1906, a construção foi tombada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN em 1987.
Com estilo eclético e elementos medievais e renascentistas, foi construído pelos ingleses com materiais importados de Liverpool.
Endereço: Rua Marquês de Santa Cruz, s/nº – Centro.
Palacete Provincial
Inaugurado em 1874, hoje abriga três Museus de diferentes linguagens: Museu da Imagem e do Som (Misam), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes, Pinacoteca do Estado, além da Exposição de Arqueologia.
A Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), em frente ao prédio, é uma extensão do passeio ao local.
Horário de funcionamento: Segunda, Terça, Quinta, Sexta e Sábado – 9h às 15h.
Endereço: Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro – Manaus/AM.
Informações: (92) 3631-3632 / (92) 3631-6047.
Leia mais:
Paratleta amazonense conquista primeira vaga do estado em Paris 2024
85% dos brasileiros defendem acões climáticas mais rigorosas
BR-319: obras não tem planejamento contra impactos ambientais
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook