O Governo do Amazonas e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram um convênio para a restauração do Teatro Amazonas e a requalificação da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.
O foco principal do projeto é o Teatro Amazonas, um monumento cultural tombado pelo Iphan desde 1966. As obras incluem a restauração da cobertura, cúpula, estruturas metálicas, elementos de drenagem, fachadas e pinturas artísticas do Pano de Boca, Plafon da Plateia e forro do Salão Nobre. A iluminação das fachadas também será revitalizada. Essas melhorias visam a oferecer melhores condições para visitantes, plateia e artistas, além de aumentar o público visitante e apoiar a candidatura do teatro a Patrimônio Mundial pela Unesco.
Investimento e recursos
O projeto de restauro receberá R$ 750 mil do total de R$ 1,35 milhão repassados pelo Iphan ao Governo do Amazonas, parte do PAC Seleções. Inicialmente, os recursos serão usados para a elaboração dos projetos, com a busca posterior de apoio adicional para a execução das obras.
Requalificação da Cadeia Pública
Além do Teatro Amazonas, o convênio abrange a requalificação da cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, localizada no Centro Histórico de Manaus. Desocupada há anos, a penitenciária será transformada em um Centro das Tradições Amazonenses, promovendo a cultura local e preservando o patrimônio.
Detalhamento do Projeto de Restauro
A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, explicou que os projetos detalharão as necessidades específicas e os custos das obras, garantindo mão-de-obra especializada.
Leia mais:
Confira a programação do Teatro Amazonas entre 13 e 17 de maio
AM arrecada alimentos, água e itens veterinários para o Sul
Desenrola para pequenas empresas começa hoje; saiba como participar
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook