Estão abertas as inscrições para a edição 2023 do programa Jovem Senador, que destina-se a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país. São 27 alunos, um de cada unidade da federação, que vão passar uma semana em Brasília, conhecendo o Senado e vivenciado o trabalho dos parlamentares.
As inscrições vão até 5 de maio e podem ser feitas pelo site: senado.leg.br/jovemsenador. A seleção dos concorrentes é feita por meio de um concurso de redação com o tema “Saúde mental nas escolas públicas”.
Para concorrer à vaga, os alunos passam por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que este ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.
Seleção
Para participar, o candidato deve:
- estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino;
- ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023;
- e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, em Brasília.
Na etapa estadual, cada escola escolhe a melhor redação entre os seus participantes e depois a Secretaria de Educação do estado define as três melhores, sem promover nenhuma classificação.
A partir daí, o Senado seleciona o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal.
Dicas
A página oficial do Programa no Instagram divulgou dicas para fazer uma boa redação. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Amazonas
Em 2022, a representante do Amazonas no programa Jovem Senador foi a aluna Esthefane Feitosa de Barros, Escola Estadual Professor Ruy Alencar, com a redação “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”, sob orientação do professor Elianai Castro.
“É uma sensação muito gratificante e satisfatória, está sendo uma das minhas melhores experiências”, declarou a jovem à época.
Para saber mais, veja o vídeo da TV Senado sobre o programa Jovem Senador:

