A ONG Vital Impacts está com inscrições abertas para financiar projetos que utilizem a fotografia como instrumento para contar histórias de soluções ambientais nas comunidades.
A Amazônia é um dos locais de interesse do programa, ao lado do noroeste da Ásia. As inscrições estão abertas até 15 de setembro, com oferta de subvenções de US$ 5 mil para seis fotógrafos amadores e de US$ 20 mil para um fotógrafo profissional.
A Vital Impacts também está selecionando 10 fotógrafos emergentes para um programa de mentoria com o objetivo de aprimorar suas habilidades. No ano passado os brasileiros Maíra Erlich, Rafael Villa e Edgar Kanaykõ Xakriabá foram escolhidos para a mentoria.
Ao final do trabalho, Edgar recebeu uma menção honrosa da Vital Impacts por seu registro da luta dos Xakariabás em defesa da natureza.
Fotografia de soluções ambientais nas próprias comunidades
A Vital Impacts foi fundada pela fotógrafa ambiental Ami Vitale, da National Geographic, e pela jornalista de ciência e documentarista Eileen Mignoni, com o objetivo de promover narrativas visuais relacionadas a esforços de conservação ambiental.
O financiamento para os projetos será concedido pela organização a fotógrafos profundamente incorporados em suas comunidades, que conheçam bem as questões ambientais relevantes no local e demonstrem paixão em documentá-las.
O objetivo do apoio é reforçar o jornalismo local. Não serão consideradas inscrições de fotógrafos fora da comunidade ou país.