Única seção eleitoral na comunidade conta com apenas uma urna eletrônica
Neste domingo (6), os 576 eleitores da comunidade Vila do Moura, localizada às margens do Rio Negro, no município de Barcelos, enfrentaram filas que chegaram a durar até 4 horas para votar. O único local de votação disponível é a Escola Municipal Santa Rita, que possui apenas uma urna eletrônica.
Nas eleições anteriores, a comunidade contava com duas seções eleitorais e duas urnas, mas as opções foram reduzidas, resultando em uma maior aglomeração de eleitores. A espera foi tão longa que até o atendimento prioritário para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas demorou até uma hora.
Além das longas filas, outra reclamação dos eleitores foi a orientação incorreta fornecida pelos funcionários da seção eleitoral. Os eleitores foram informados de que precisavam apresentar o título de eleitor – seja em formato físico ou como e-título – junto com um documento de identificação com foto. Essa orientação contraria as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme o TSE, são aceitos os seguintes documentos com foto para a votação: e-título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
Pelo menos quatro eleitores precisaram retornar para casa em busca do título de eleitor, uma vez que não havia sinal de internet na região para acessar o e-título. Dois eleitores desistiram da votação. Um idoso, que não possuía o documento e residia a quatro horas da comunidade, recebeu ajuda de outros cidadãos que foram a uma mercearia, acessaram o site do TRE e imprimiram o documento eleitoral necessário para que ele pudesse votar.
A equipe da Expedição Amazonas questionou a presidente da seção eleitoral, que inicialmente alegou estar seguindo uma portaria do TRE-AM. Após a consulta, ela corrigiu a informação, afirmando que apenas os eleitores que não tinham biometria cadastrada ou cujo nome não constava nos Cadernos de Votação eram obrigados a apresentar o título de eleitor, além do documento de identificação.
O município de Barcelos possui cerca de 20 mil habitantes, dos quais 12 mil estão aptos a votar. A disputa eleitoral na cidade é direta, com apenas dois candidatos concorrendo ao cargo, e a decisão ocorrerá em um único turno, já que a cidade não atinge 200 mil habitantes. No estado do Amazonas, apenas Manaus tem a possibilidade de levar a decisão para um segundo turno.
A Expedição Amazonas, da GloboNews, está em seu décimo dia de navegação pelo Rio Negro, acompanhando uma equipe do Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (GP-QAT/UEA). O objetivo da expedição é monitorar a bacia hidrográfica do Amazonas e observar os impactos da pior seca do Rio Negro em um século.
*Com informações do G1
Leia mais:
Militares do Exército resgatam eleitores ilhados após naufrágio
5 dicas para identificar deepfake nas eleições 2024
Eleições 2024: William Bonner é alvo de deepfake
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook