Diante da pior seca registrada no Amazonas, moradores da comunidade Bela Vista do Jaraqui, localizada a cerca de 40 km de Manaus, receberam 30 mochilas-camelo para purificação de água nesta terça-feira (12). A iniciativa visa proporcionar acesso à água potável e promover a saúde local, atenuando os desafios que a população enfrenta devido à estiagem.
Amazonas enfrenta seca histórica e população sofre com a falta de água potável
O Amazonas enfrenta a seca mais severa já registrada, afetando mais de 800 mil pessoas e acumulando prejuízos superiores a R$ 620 milhões, segundo a Defesa Civil. Todos os 62 municípios do estado estão em estado de emergência. Na comunidade de Bela Vista do Jaraqui, a seca forçou os moradores a percorrer cerca de 30 minutos pela mata para buscar água, algo que antes era facilitado pelo nível elevado do Rio Negro.
Entrega de mochilas-camelo: Ação promove autonomia e saúde
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) distribuiu mochilas-camelo, que são equipamentos projetados para captar, filtrar e armazenar até 15 litros de água. Esses kits contêm uma mochila, um filtro portátil e um suporte de parede, permitindo que a água do rio, mesmo barrenta, seja purificada e adequada para o consumo. A superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS, Valcleia Solidade, destaca a importância da ação para a autonomia e qualidade de vida dos moradores durante o período de estiagem.
“É uma mochila que trata a água, seja ela do Rio Solimões ou do Rio Negro, com capacidade de decantar e remover sedimentos, tornando a água potável,” explicou Valcleia Solidade. Segundo ela, a iniciativa busca reduzir doenças de veiculação hídrica, como diarreia, frequentes em áreas onde o acesso a água de qualidade é limitado.
A comunidade acolhe a tecnologia para suprir necessidades básicas
Raimundo, pescador e presidente da associação de moradores, vê a distribuição das mochilas como uma medida fundamental para assegurar que a população tenha acesso a água limpa, especialmente com o agravamento da seca. “Hoje, nossas águas não estão de qualidade para beber. Essa tecnologia, fruto de parcerias, será de grande utilidade para as famílias,” afirmou Raimundo.
Para muitos moradores que enfrentam caminhadas longas para buscar água, a mochila-camelo será essencial para facilitar o transporte e garantir água filtrada durante o trabalho diário. Maurício Dejacir, também pescador da comunidade, reforça a importância da ferramenta: “Agora vou levar a mochila e tratar a água em casa, para beber com segurança,” concluiu.
*Com informações do G1
Leia mais:
Seca na Amazônia afeta 420 mil crianças, diz Unicef
Afetados pela estiagem recebem suplemento alimentar para rebanhos
79 mil pescadores do AM recebem ‘auxílio seca’ do governo federal
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook