No Amazonas, 51% do eleitorado é feminino. Ou seja, mais da metade da população votante é mulher. Porém, as mulheres representaram apenas 35% das candidaturas nas últimas eleições. Esse número é ainda menor quando falamos de mulheres eleitas, somente 16% chegam a ocupar algum cargo de poder.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres têm o domínio populacional do Amazonas, com 1,64 milhão (50,2%) de mulheres. Mas, a política do Amazonas é representada somente por 152 mulheres, que ocupam o espaço de vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas e deputadas estaduais.
Esse número corresponde apenas a 16% dos parlamentares representantes do estado. Os dados referentes a 2020 e 2022 foram retirados da página TSE Mulheres.
Eleições 2020
São 899 políticos eleitos em todo o Amazonas, destes, 738 são vereadores nos 62 municípios. No total, são 129 vereadoras que defendem os direitos das mulheres na capital e interiores, uma representatividade de apenas 17%.
Entre os municípios que mais elegem mulheres, estão Beruri, com cinco, de nove, vereadoras. A cidade, com um pouco mais de 20 mil habitantes, também é chefiada por uma mulher, a prefeita Dona Maria (MDB). Ipixuna ocupa o segundo lugar, com 5 vereadoras e uma prefeita, Maria Olveira (PSDB), que foi reeleita.
Ao todo, são cinco prefeitas no Amazonas:
- Dona Maria de Beruri;
- Maria Oliveira de Ipixuna;
- Denise Lima (PP) de Itapiranga;
- Patrícia Lopes (MDB) de Presidente Figueiredo;
- Marina Pandolfo (PSD) de Nhamundá.
Também foram eleitas 21 vice-prefeitas nas eleições de 2020, representando 21% dos cargos.
Manaus tem o maior número de cadeiras na Câmara Municipal Municipal (CMM): 41. Porém, apenas quatro mulheres foram eleitas para ocupar o cargo, resultando em apenas 10% de participação feminina na legislação municipal.
Eleições 2022
Nas eleições de 2022, o Amazonas conquistou a sua maior bancada feminina de deputadas estaduais da história: cinco candidatas foram eleitas. Com 24 vagas para o cargo, as mulheres em 2023 representam 21% da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
São elas:
- Alessandra Campêlo (PSC);
- Mayra Dias (Avante);
- Dra. Mayara (Republicanos);
- Débora Menezes (PL);
- Joana Darc (UB).
As parlamentares já apresentaram 40 projetos de lei neste ano e implementaram a Procuradoria Especial da Mulher, que tem como objetivo combater as desigualdades de gênero, violência e discriminação contra a mulher no Amazonas.
Mulheres no parlamento
O Brasil ocupa a posição 129 no ranking geral de percentual de mulheres nos parlamentos nacionais, com 17,7% mulheres na Câmara dos Deputados. São analisados 187 países.
Infelizmente, o Amazonas não tem representantes mulheres em Brasília, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Leia mais:
Senadores aprovam criação de delegacias de atendimento à mulher
Ministério lança programa para promover equidade de gênero e raça no SUS