quarta-feira, maio 29, 2024
25.3 C
Manaus
InícioPoderProcuradoria Especial da Mulher começa a funcionar na Aleam

Procuradoria Especial da Mulher começa a funcionar na Aleam

Publicado em

Publicidade

Foi instalada a Procuradoria Especial da Mulher do parlamento estadual, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta segunda-feira (6). Com funcionamento nas instalações da Aleam, o objetivo é organizar a luta das mulheres e criar políticas públicas para o gênero.

A reunião marcou o início da semana da mulher e foi presidida pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), com a participação da presidente da Procuradoria, deputada Alessandra Campêlo (PSC), e das deputadas membros Mayra Dias (Avante), Dra. Mayara (Republicanos), Débora Menezes (PL) e Joana Darc (UB).

Sobre a Procuradoria

A procuradoria foi criada por meio da Resolução Legislativa nº 960/2022, de autoria das deputadas da 19ª Legislatura, Alessandra Campêlo (PSC), Joana Darc (UB) e Therezinha Ruiz. A introdução da Procuradoria é de responsabilidade da Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa da Casa.

O objetivo é que a Procuradoria seja um instrumento de organização, de participação e luta das mulheres, para a construção de ações e caminhos que contribuam para o combate das desigualdades de gênero, violência e discriminação contra a mulher, dentre outros pontos.

A Procuradoria Especial da Mulher irá funcionar nas instalações do Parlamento Estadual,  mas estará aberta a todas as mulheres, recebendo denúncias de violências. Além de ser um local em que serão pensadas políticas públicas para o público feminino, segunda a deputada Alessandra Campêlo.

“Não podemos admitir que continuem nos matando, nos violentando pelo simples fato de sermos mulheres”, disse Campêlo.

Para Joana, a instalação da Procuradoria Especial da Mulher é um marco histórico dentro da política amazonense, deixando um legado. A deputada espera ver mais mulheres ocupando espaços, seja no parlamento ou no cotidiano de causas necessárias da sociedade.

“Me sinto feliz em participar desse momento histórico. O que nós estamos fazendo hoje é história e será um legado para o Amazonas. É a primeira vez que a Aleam tem cinco mulheres eleitas para estarem aqui como deputadas, e eu sempre falo que quando tem mulheres nos espaços de poder, inclusive, incentivo que a mulher precisa ocupar todos os espaços possíveis e imagináveis, nós conseguimos políticas públicas voltadas para a defesa de todas as mulheres”, disse.

Palestra

Para marcar a instalação do órgão, após a cerimônia foi realizada uma palestra pela especialista na Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres e ex-promotora de Justiça do Estado de São Paulo, Gabriela Manssur.

“Todos os ambientes específicos para a luta dos direitos das mulheres devem ser divulgados, porque é um ponto de partida, onde as mulheres podem denunciar, onde as mulheres podem se reunir para pensar em políticas públicas para as mulheres”, disse a palestrante, que falou sobre a violência contras as mulheres no Brasil. 4

“Infelizmente o Brasil é o 5º país do mundo com maior índice de violência contra a mulher, e todos e todas temos que unir esforços para fazer com que nós avancemos nos nossos direitos”, destacou.

Gabriela Manssur é idealizadora do Instituto Justiça de Saia, também desenvolve o Projeto Justiceiras, que reúne mulheres que atuam em diversas áreas, como Direito, Psicologia, Medicina, Socioassistencial e Rede de Apoio e Acolhimento. É uma rede de apoio, que oferece às mulheres em situação de violência doméstica um atendimento gratuito.

Últimas Notícias

Prefeitura convoca quatro profissionais aprovados em concurso

Visando suprir as necessidades permanentes de serviço e assegurar a prestação da assistência básica...

Prontos-socorros de Manaus funcionarão normalmente durante o feriado

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) anunciou que as 25 unidades...

Entenda por que Lula retirou o embaixador brasileiro de Israel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu o embaixador Frederico Meyer de Israel...

MPF dá 15 dias para Starlink explicar antenas em áreas de garimpo no AM

Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) e publicado nesta terça-feira...

Mais como este

Prefeitura convoca quatro profissionais aprovados em concurso

Visando suprir as necessidades permanentes de serviço e assegurar a prestação da assistência básica...

Prontos-socorros de Manaus funcionarão normalmente durante o feriado

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) anunciou que as 25 unidades...

Entenda por que Lula retirou o embaixador brasileiro de Israel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu o embaixador Frederico Meyer de Israel...