O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma Ordem Executiva que aumenta para 50% as tarifas de importação sobre produtos brasileiros. A medida, que entrará em vigor no dia 6 de agosto, visa, segundo o governo americano, responder a uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional dos EUA” representada pelo Brasil.
Apesar do impacto significativo, 694 produtos brasileiros foram excluídos da nova taxação, incluindo itens estratégicos para as exportações nacionais, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis — com motores, peças e componentes.
Café, frutas e carnes serão taxados
Itens relevantes do agronegócio brasileiro, como café em grão, frutas frescas e carnes bovina e suína, não foram incluídos nas exceções e serão afetados diretamente pelo aumento tarifário. Esses produtos passarão a ter uma alíquota de importação de 50%, o que pode prejudicar a competitividade brasileira no mercado norte-americano.
Brasil comparado a países sob sanções
O documento assinado por Trump adota uma classificação similar à usada contra países como Venezuela, Irã e Cuba, declarando o Brasil como uma ameaça à segurança nacional. Essa linguagem é considerada incomum em relações bilaterais entre nações que tradicionalmente mantêm aliança estratégica e laços comerciais profundos, como Brasil e EUA.
Lista de exceções pode mudar
O texto também abre brechas para revisões futuras da lista de exceções. Segundo a Casa Branca, o Brasil poderá ver produtos retirados da tarifa caso “tome medidas significativas para lidar com a emergência nacional” e se alinhe com os EUA em áreas como segurança, economia e política externa.
Além disso, o presidente Trump ameaça retaliar qualquer aumento de tarifas por parte do Brasil com novos acréscimos sobre os produtos brasileiros.
Confira aqui a lista.
Com informações da Agência Brasil*
Leia mais:
Estados Unidos aplicam sanção individual a Alexandre de Moraes; entenda
Telessaúde é inaugurada no Careiro ampliando rede no Amazonas
Brasil fora do Mapa da Fome: Prato Cheio reforça combate
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

