O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que vai “ignorar as sanções que lhe foram aplicadas”, e que os trabalhos da Suprema Corte continuarão normalmente. A declaração foi dada nesta sexta-feira (1), durante a primeira sessão do STF após o recesso.
“Esse relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas e continuar trabalhando como vem fazendo, tanto no Plenário quanto na Primeira Turma”, disse Moraes.
Sanções a Moraes
No dia 30 de julho, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos Estados Unidos (EUA) aplicou uma sanção contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O órgão do Departamento de Tesouro do país norte-americano acusa Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.
As sanções foram aplicadas nos moldes da Lei Magnitsky, dos Estados Unidos. De acordo com o país norte-americano, Alexandre de Moraes teve qualquer bem que possui nos EUA bloqueado e não pode utilizar empresas originalmente dos Estados Unidos, mesmo multinacionais.
Entretanto, Moraes não possui nenhum bem na América do Norte, e disse não estar preocupado com a proibição do uso de serviços. Empresas como a Google e a Microsoft informaram que não deixarão de atendê-lo como cliente, pois isso seria uma violação de suas políticas de privacidade de dados.
Leia mais:
MPAM entra com ação contra rede DB por comercializar alimentos impróprios
Gasolina com 30% de etanol começa a ser produzida no Brasil; veja oq ue muda
Manaus inicia Agosto Dourado com ações para apoio à amamentação
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

