Youtuber chamou atenção ao expor riscos nas redes sociais e processar perfis por acusações falsas
O debate sobre a adultização infantil ganhou força nas redes após o youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, publicar um vídeo denunciando o influenciador paraibano Hytalo Santos por exploração de menores. A publicação intitulada “Adultização”, também alertou para os riscos que plataformas digitais representam para crianças e adolescentes.
O caso ganhou ainda mais repercussão porque Felca, de 27 anos, já havia obtido vitórias judiciais contra redes sociais como TikTok e X (antigo Twitter) por suspensões indevidas de contas e remoção de conteúdos sem justificativa.
Vitórias na Justiça contra o TikTok
Em setembro de 2023, duas contas profissionais de Felca no TikTok foram suspensas sob alegação genérica de violação das regras, sem detalhar qual norma havia sido descumprida. Após tentativas frustradas de contato com a plataforma, ele recorreu à Justiça, que determinou a reativação dos perfis e o pagamento de R$ 10 mil por danos morais.
A Bytedance, responsável pelo TikTok, recorreu, mas em 17 de julho deste ano a 25ª Câmara de Direito Privado manteve a decisão, entendendo que a suspensão ocorreu sem justificativa adequada, violando o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet.
Decisão favorável contra o X
Já em janeiro, a 7ª Câmara de Direito Privado determinou a remoção temporária de uma postagem no X que continha acusações falsas, incluindo a insinuação de consumo de exploração infantil. A publicação havia alcançado mais de 1,6 milhão de visualizações e, segundo o tribunal, representava risco de dano irreparável à imagem do influenciador.
Na última sexta-feira (8), Felca protocolou nova ação contra 233 perfis no X por calúnia e difamação, após ser chamado de pedófilo e abusador nas redes.
Quem é Felca
Natural de Londrina (PR) e morando atualmente em São Paulo, Felca ficou conhecido no YouTube por seus vídeos de reacts e conteúdos de humor. Criado em 2017, seu canal soma mais de 5,2 milhões de inscritos, enquanto o Instagram reúne mais de 13,7 milhões de seguidores.

Em setembro de 2023, ele ganhou destaque no TikTok ao alcançar 1 milhão de seguidores em apenas quatro dias, durante a onda de lives no formato NPC.
Debate sobre segurança digital infantil
A denúncia de Felca reacendeu discussões sobre a proteção de crianças e adolescentes na internet. Especialistas alertam para os riscos de exposição excessiva, conhecida como sharenting, e reforçam a necessidade de supervisão e regulamentação.
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2628/2022, já aprovado no Senado, que cria regras para proteger menores no ambiente digital. A proposta atinge redes sociais, aplicativos, jogos online e outros serviços que possam ser usados por crianças e adolescentes, mesmo que operem fora do Brasil.
*Com informações do G1
Leia mais:
29% dos pais admitem usar castigos físicos em crianças pequenas
Vídeo mostra crianças sendo abrigadas por vizinha após ataque em escola
Câmara aprova projeto que busca combater deepfakes de crianças e adolescentes
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

