Médicos Sem Fronteiras (MSF) confirmou a morte do fisioterapeuta Abed El Hameed Qaradaya, de 43 anos, vítima de um ataque das forças israelenses em Gaza. O incidente ocorreu enquanto equipes humanitárias aguardavam transporte para o hospital de campanha da organização em Deir Al-Balah, usando coletes que os identificavam como profissionais de saúde.
Abed é o 15º integrante da equipe de MSF morto em Gaza desde outubro de 2023 e o terceiro colega perdido em menos de 20 dias. Ele faleceu no domingo (5/10) devido a ferimentos graves causados por estilhaços, após o ataque inicial na quinta-feira (2/10) que também vitimou o colega Omar Hayek e deixou outros feridos.
Durante 18 anos, Abed El Hameed foi referência no departamento de fisioterapia da MSF em Gaza, especializado em fisioterapia e terapia ocupacional. Ele se destacou por desenvolver soluções inovadoras para pacientes com queimaduras e amputações, adaptando roupas de compressão e andadores, mesmo diante da escassez de suprimentos provocada pelo bloqueio.
Colegas lembram Abed como um profissional otimista, compassivo e dedicado, que buscava não apenas a recuperação física, mas também a dignidade e a esperança dos pacientes. Sua morte é sentida profundamente por familiares, equipe da MSF e pelo sistema de saúde local.
Em nota, Médicos Sem Fronteiras pede cessar-fogo imediato e condena o desrespeito à vida civil em Gaza, destacando que ataques a trabalhadores humanitários violam princípios básicos de direitos humanos.
*Com informações da Assesoria
Leia mais:
Israel deportará Greta Thunberg, Luizianne Lins (PT) e ativistas da Flotilha de Gaza
Ministro da Defesa de Israel usa redes sociais para acusar Lula de antissemitismo
Indústria 4.0: empresa israelense anuncia fábrica de robôs médicos na ZFM
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

