A saúde de Bolsonaro tornou-se foco de um pedido oficial da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão, vinculado ao GDF, solicitou uma avaliação médica especializada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o objetivo de verificar seu quadro clínico e a compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponível no Complexo Penitenciário da Papuda.
No ofício, obtido pelo Metrópoles e encaminhado na segunda-feira (3/11), a Seape justifica o pedido pela proximidade do julgamento dos embargos de declaração na ação da trama golpista. O julgamento, que se inicia nesta sexta-feira (7/11) e pode se estender, pode resultar no acolhimento de um ou mais réus no sistema penitenciário do DF.
Histórico médico e a saúde de Bolsonaro
A pasta citou no documento que “é sabido que o réu já fora submetido a cirurgias na região abdominal, conforme amplamente noticiado em fontes abertas”, em referência às consequências da facada sofrida em 2018. Desde o incidente, Bolsonaro passou por diversas cirurgias intestinais. Neste ano, o ex-presidente também foi diagnosticado com câncer de pele.
Segundo fontes do GDF ouvidas pela reportagem, a situação de Bolsonaro é avaliada como delicada. O ex-presidente pode exigir cuidados específicos com a alimentação, que atualmente seria feita em casa pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, além de acompanhamento médico contínuo.
Transferências e prisão domiciliar
A Seape-DF relembrou que, durante o monitoramento de Bolsonaro em prisão domiciliar referente a outro processo (sobre suposta coação no caso das sanções dos EUA), foi necessário realizar avaliações médicas na residência dele para evitar deslocamentos emergenciais.
Contudo, o órgão pontuou uma intercorrência recente: “Registra-se, ainda, que, em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”.
O que esperar do julgamento
Há expectativa de que o STF determine a ida do ex-presidente para a Papuda após a conclusão do julgamento dos embargos. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão no caso da tentativa de golpe de estado após as eleições de 2022.
Informações da coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles, indicam que Moraes planeja enviar Bolsonaro para uma cela especial na Papuda, equipada com paredes brancas, ar-condicionado e TV. O magistrado já teria visto imagens e aprovado a instalação.
*Com informações do Metrópoles
Leia mais:
Defesa de Bolsonaro recorre ao STF contra condenação e alega ‘profundas injustiças’
Defesa de Bolsonaro corre contra o tempo para recorrer da condenação no STF
STF publica acórdão sobre Bolsonaro e define prazos para recursos da defesa
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

