O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, localizado na zona norte de Manaus, voltou a registrar um feito inédito na rede pública de saúde do Amazonas: a realização simultânea de três transplantes um fígado e dois rins em apenas um dia. Os procedimentos aconteceram na quinta-feira (13/11) e repetem uma marca alcançada pela unidade há menos de 15 dias. Todos os órgãos vieram de uma mesma doadora, da qual também foram retiradas as córneas para doação.
O governador Wilson Lima destacou o avanço na área da saúde e o impacto direto na vida dos pacientes.
“Esse é o resultado da transformação que nós estamos fazendo na área da saúde. Três transplantes em um único dia, um feito que se repetiu em menos de 15 dias. São marcas históricas do Amazonas, esse é o padrão Delphina. Minha gratidão à equipe que tem feito do Amazonas referência nacional e, sobretudo, às famílias que dizem ‘sim’ à doação de órgãos”, afirmou.
Este é o segundo transplante de fígado realizado pela unidade desde que o Ministério da Saúde autorizou oficialmente o serviço, em outubro. Na mesma ocasião, o hospital também realizou um transplante de fígado e dois renais.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou a consolidação do Delphina Aziz como centro público de referência para transplantes no Norte. A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), também se destaca em procedimentos de alta complexidade, como implantes cocleares.
Os órgãos utilizados nas cirurgias foram captados no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona leste. A doadora, uma mulher de 62 anos vítima de Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVE), teve as córneas encaminhadas ao Banco de Olhos do Amazonas.
Pacientes transplantados
O fígado foi destinado a um morador de Manaus diagnosticado com cirrose hepática desde 2021 e acompanhado pelo Delphina Aziz desde fevereiro. Os rins foram transplantados em dois pacientes: um homem de 69 anos com Diabetes Mellitus Tipo 2, hipertensão e obesidade, e uma mulher de 55 anos com histórico de Litíase Renal bilateral e Hipertensão Arterial Sistêmica. Todos apresentam boa evolução pós-operatória, segundo a equipe médica.
O coordenador estadual de Transplantes, Marcos Lins, destacou a relevância do resultado para o Estado.
“Este é um momento muito especial. O primeiro transplante realizado há menos de 15 dias ainda está na nossa memória e, em tão pouco tempo, conseguimos realizar o segundo e mais dois renais. É um serviço de alta complexidade que coloca o Amazonas em um novo patamar em termos de saúde pública”, afirmou.
Balanço de transplantes no Delphina Aziz
Desde junho de 2023, quando começou a realizar transplantes renais, o Delphina Aziz já contabiliza 241 procedimentos, 113 com doadores vivos e 126 com doadores falecidos. Em dois anos, o hospital ultrapassou 58% de todos os transplantes renais realizados pela rede privada ao longo de 16 anos no Amazonas.
A secretária Nayara Maksoud reforçou a importância da conscientização sobre doação de órgãos.
“O sim de uma família enlutada pode trazer a vida para muitas outras pessoas. Isso é muito importante para quem está há anos na fila do transplante. Por isso, pedimos que mais pessoas repitam o gesto dessa família, que mesmo no sofrimento, soube agir com compaixão”, disse.
Leia mais:
Transplantes no Amazonas: Delphina Aziz retoma cirurgia de fígado após 10 anos
1,8 mil cirurgias de catarata foram realizadas no Delphina Aziz durante mutirão
Amazonas realiza 6 transplantes renais de doador falecido em 15 dias
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

