O município de Apuí, distante 453 quilômetros de Manaus, vive um marco histórico com a implementação do primeiro edital cultural de sua trajetória. Por meio da Lei Aldir Blanc e com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Edital 01/2025 selecionou nove iniciativas que abrangem múltiplas linguagens artísticas e sinalizam o fortalecimento do setor cultural no município.
As ações já começaram a impactar a rotina da cidade. Entre os projetos em execução estão a “Oficina de Berimbau”, conduzida pelo mestre Vaguinho, que dissemina conhecimentos tradicionais da capoeira entre novos alunos, e o “Baile dos Anos Incríveis”, proposto por Jandriana Kalinski, que promoveu integração comunitária por meio de memórias afetivas e celebrações intergeracionais.
Outras sete propostas iniciam as atividades nas próximas etapas: Ginga da Libertação; Oficina: Fios que Encantam; Cavalgada Fora de Época no Setor Coruja; Umbanda, Arte e Inclusão; Oficina de Artesanato: Aprender para Sobreviver; Oficina: Canta Criança; e uma nova etapa da Oficina de Berimbau com Mestre Vaguinho.
O coordenador de Cultura, Wagner Santinny, destaca a relevância do momento para a cena artística local. “O sentimento é de gratidão pela existência de um edital da cultura pela primeira vez em Apuí. Antes nós vivíamos no limbo, distantes de qualquer perspectiva cultural. Projetos que estavam engavetados há anos agora estão ganhando vida, as pessoas conseguem revisitar suas ideias e finalmente submetê-las”, afirmou.
Santinny ressalta que um segundo edital está em andamento, com recursos remanescentes e rendimentos, e oferece cinco novas vagas para propostas culturais. “É o primeiro ano de edital funcionando em Apuí e teremos um total de 14 projetos rodando pela cidade. Apuí está realmente respirando arte, fomentando formação artística, estimulando a economia criativa e valorizando nossas tradições. Saímos daquele lugar de fazer cultura de guerrilha para um cenário de fomentos reais”, celebrou.
As inscrições do Edital 02/2025 foram encerradas na segunda-feira (24/11), contemplando iniciativas apoiadas por rendimentos e valores não utilizados da Lei Aldir Blanc. A nova fase amplia a distribuição dos recursos e possibilita o retorno de projetos que estavam paralisados, garantindo continuidade às ações culturais no município.
Os editais inéditos marcam um avanço estrutural para Apuí, abrindo caminho para políticas culturais permanentes, maior participação social e estímulo à criatividade local, além de ampliar o acesso da população às práticas artísticas.
Leia mais:
Governo envia ao Congresso o novo Plano Nacional de Cultura para os próximos 10 anosPeças de artesanato indígena brilham em desfiles de Nova York e Milão
Biojóias e artesanato local movimentam economia no Carnaboi 2024
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

