Líderes abordaram proposta dos EUA, crise na Venezuela e o acordo entre Mercosul e União Europeia em ligação de uma hora.
O presidente Lula e Macron conversaram por telefone na manhã desta terça-feira (27), em um diálogo que durou cerca de uma hora. O foco central da discussão foi a proposta de criação de um “Conselho da Paz”, apresentada recentemente pelos Estados Unidos. Segundo nota do governo brasileiro, ambos os líderes concordaram com a necessidade de fortalecer a Organização das Nações Unidas (ONU), ressaltando que quaisquer iniciativas voltadas à segurança global devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios da Carta da ONU.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
O diálogo entre Lula e Macron sobre a Venezuela
Além da pauta de segurança global, a situação política na Venezuela foi um ponto de destaque. Os presidentes condenaram o uso da força como violação ao direito internacional e concordaram sobre a importância fundamental de manter a estabilidade e a paz na América do Sul. A conversa ocorre um dia após Lula ter dialogado com o presidente norte-americano, Donald Trump, ocasião em que sugeriu que o novo conselho proposto se restringisse à situação em Gaza e incluísse representantes da Autoridade Palestina.
Divergências e avanços no acordo Mercosul-UE
No campo econômico, o presidente brasileiro reafirmou sua posição de que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia é positivo para ambos os blocos. Lula destacou que o tratado contribui para o fortalecimento do multilateralismo e do comércio baseado em regras claras.
A posição brasileira contrasta com a resistência do governo francês. Recentemente, a França articulou com outros países europeus o envio do acordo, assinado em 17 de janeiro, para análise do Tribunal de Justiça da UE, o que pode postergar sua implementação. Apesar das divergências, os dois mandatários decidiram instruir suas equipes técnicas a concluir negociações bilaterais em áreas como defesa, ciência e tecnologia e energia ainda no primeiro semestre de 2026.
Leia mais:
Lula critica proposta de Trump sobre novo Conselho de Paz
Lula critica Trump e diz que presidente dos EUA quer governar o mundo pelo Twitter
Xi e Lula articulam defesa sobre o papel da ONU no cenário global
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

