Iniciativa da Semjel atrai cerca de 20 mil pessoas por edição, promovendo esporte, lazer e a ocupação positiva do espaço público aos domingos.
A Faixa Liberada da avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manaus, consolidou-se como um marco de convivência urbana ao completar cinco meses de atividades neste mês de fevereiro. Implementada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), a iniciativa transforma a zona Sul em um polo de saúde e diversidade todos os domingos, integrando definitivamente o calendário oficial da capital.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
Democratização do esporte e ocupação do Centro
Desde a sua inauguração, em 24 de agosto de 2025, o projeto foca na ocupação positiva do coração da cidade. De acordo com o secretário da Semjel, Joel Silva, a proposta alcançou o objetivo de atrair moradores, especialmente das zonas Sul e Centro-Sul, para o usufruto das vias públicas.
“A proposta nasceu para democratizar o esporte e atrair o público para o Centro. Hoje, registramos uma média de 20 mil participantes por edição, oferecendo desde aulas de dança e ritmos até atividades infantis e modalidades como ciclismo e patins”, pontuou o secretário.
Impacto na comunidade e sentimento de pertencimento
Para quem reside na região, a mudança é prática e emocional. É o caso da moradora Ana Monteiro de Paula, que antes se deslocava até a Ponta Negra em busca de lazer. “Agora posso aproveitar tudo perto de casa. Danço, me exercito e aproveito com tranquilidade. Isso fortalece nosso sentimento de pertencimento ao bairro”, relatou.
Além do bem-estar individual, a iniciativa reforça o compromisso municipal com a valorização de espaços que, durante a semana, possuem perfil estritamente comercial e de tráfego intenso.
Projeto ‘Faixa liberada’ como pilar do programa “Centro Vivo”
A Faixa Liberada é um dos pilares do programa “Centro Vivo”, uma estratégia de preservação e revitalização de uma das áreas mais tradicionais de Manaus. Paralelamente às atividades esportivas, o local recebe ações do “Mutirão no Bairro”, que engloba serviços de infraestrutura, limpeza e assistência social.
Essas intervenções visam reestruturar a economia local, beneficiando diretamente lojistas, feirantes e ambulantes, ao mesmo tempo em que devolvem a dignidade urbana para os pedestres e frequentadores da região central.
Leia mais:
Investimentos ampliam acesso ao esporte e fortalecem atletas
Fifa divulga horário e local da final da Copa do Mundo de 2026
Laura Abrantes conquista Mundial Kids no jiu-jítsu
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

