‘Jamais se abandona um companheiro’: militares da Colômbia afirmam que só vão parar após encontrarem cão Wilson
A Operação Esperança, que busca pelas quatro crianças perdidas na selva após um acidente aéreo na Colômbia, ainda não será concluída até que o cachorro Wilson seja encontrado. O pastor belga de seis anos foi solto na selva na última quarta-feira para buscar pistas das crianças, mas não retornou aos militares. O presidente colombiano, Gustavo Petro, confirmou que não há informações sobre o paradeiro do animal.
Esforços conjuntos para encontrar Wilson
As Forças Militares da Colômbia anunciaram no sábado que a operação continuará até que o cão Wilson seja encontrado. “Nunca se abandona um companheiro! Todos unidos para recuperar nosso cão Wilson na selva. A operação não vai acabar até encontrarmos nosso amigo de 4 patas!” escreveram no Twitter, acompanhado de uma imagem do animal com uma capa de herói.
Indicações sobre o cachorro
Astrid Cáceres, diretora da entidade estadual responsável pelos direitos das crianças, afirmou que os menores indicaram ter encontrado um cachorro na selva, sem especificar se era Wilson. Lesly, de 13 anos, mencionou “o cachorro” em suas declarações à imprensa, mencionando que o cão os acompanhou durante algum tempo, mas que agora não sabem onde ele está.
Hipótese do desaparecimento de Wilson
O Exército registrou o desaparecimento de Wilson na quinta-feira e levantou a hipótese de que, devido às condições adversas do terreno, umidade e clima, o cachorro possa ter ficado desorientado. Pegadas pertencentes às crianças foram encontradas próximas a outras que poderiam ser do cachorro, de acordo com os militares.
O papel fundamental de Wilson
Wilson desempenhou um papel crucial ao ajudar os militares a encontrar o avião que caiu com as crianças e outros três adultos, incluindo a mãe das crianças. Os adultos faleceram, deixando as crianças sozinhas na selva. Foi o cachorro Wilson quem encontrou os primeiros vestígios das crianças, como a mamadeira do bebê que completou um ano recentemente.
Esperança de encontrar Wilson
Segundo a imprensa colombiana, o cachorro já desapareceu em outras ocasiões durante as buscas, mas sempre retornou após algumas horas, embora desidratado e com ferimentos leves.
Leia mais:
Crianças sobrevivem a queda de avião e ficam 40 dias na selva
Com informações de O Globo*