A Carteira de Identidade, ou o Registro Geral (RG) é o principal documento de identificação no Brasil, e é válido em todo o território nacional, além de poder substituir o passaporte em viagens para países do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Como é feita a emissão de RG em Manaus?
Atualmente, a emissão da 1ª e 2ª via do documento é feita por meio de agendamento digital, com o aplicativo Sasi do PAC Digital. Na plataforma, é possível escolher a data e o local do atendimento.
Além do agendamento, o aplicativo também conta com as abas “Conheça o PAC”, “Notícias”, “Sugestões e Reclamações”, e está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).
Passo a passo para emissão de RG em Manaus
Para realizar a solicitação, o primeiro passo é baixar o aplicativo Sasi, fazer o cadastro e depois colocar o código “SJPAC”. Em seguida, é só acessar o primeiro canal, que é o de pedido de agendamento.
Após a solicitação feita, a pessoa recebe uma mensagem, pelo e-mail e telefone cadastrados no aplicativo, em até 72 horas, com a confirmação do serviço via SMS ou e-mail.
Ao total, nove PACs distribuídos em todas as regiões da capital amazonense realizam a emissão do RG. São eles:
- PAC Sumaúma;
- PAC Via Norte;
- PAC Alvorada;
- PAC São José;
- PAC Galeria dos Remédios;
- PAC Parque 10;
- PAC Educandos;
- PAC Compensa;
- PAC Leste (Por conta do incêndio do Shopping Cidade Leste, os atendimentos foram transferidos para unidade móvel que será instalada no Shopping Phelippe Daou).
Documentos necessários para emitir RG em Manaus
No dia do atendimento, o usuário deverá levar a xerox e original de alguns documentos:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento (se for casado);
- Comprovante de residência atualizado;
- 3 fotos 3×4;
- CPF (não é obrigatório).
A retirada do documento emitido deve ser feita no PAC onde foi realizada a emissão. O serviço para retirada funciona de segunda a sexta, das 14h às 16h. Atualmente, o prazo para entrega é de 60 a 90 dias.
Direito ao RG
Têm direito ao RG pessoas que nasceram e foram registradas no Brasil, e nascidos no exterior, filhos de pais brasileiros (desde que conste o termo “brasileiro nato” na certidão).
Não existe uma idade mínima para tirar o documento, que pode ser solicitado a qualquer momento.
Leia mais:
Justiça suspende licença à exploração de potássio no AM
CNJ aprova resolução contra discriminação em pedidos de adoção
Gases do efeito estufa bateram recorde em 2022, diz ONU
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook